1 pessoa perguntou:

Qual o papel do triptofano para quem sofre com ansiedade?

  • Respondido em 10/04/2018
    Clarissa Fujiwara Nutrição - CRN 32841/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O triptofano consiste em um aminoácido essencial e portanto não é capaz de ser produzido pelo corpo humano devendo então ser obtido por meio da alimentação. O triptofano está relacionado com a serotonina um neurotransmissor que influencia no humor promovendo a sensação de bem-estar

    A serotonina resulta da transformação por reações enzimáticas tais como hidroxilação e carboxilação do triptofano, portanto a produção e o nível no organismo deste neurotransmissor estão relacionados à ingestão de alimentos fontes de triptofano.

    Fontes: os principais alimentos que contém triptofano consistem naqueles que apresentam proteínas completas, ou seja, aminoácidos essenciais presentes em proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo. Nesse sentido ressalta-se o grupo de alimentos que inclui: carnes, aves como peru e frango, peixes, ovos, laticínios (à exemplo do leite), além de queijos e iogurtes. Destacam-se também com outros alimentos fontes de triptofano: leguminosas como o grão de bico e o feijão, cereais como a aveia cevada e centeio, oleaginosas representadas pelas castanhas amêndoas e nozes, e algumas frutas como a banana, abacate, coco, tâmara, damasco e ameixa.

    PUBLICIDADE