Luiz e mais 2 pessoas perguntaram:

O diabético Mellitus II pode comer batata doce?

  • Respondido em 01/08/2014
    Dra. Luana Rangel Pereira Nutrição - CRN 9601/P/GO
    Olá,

    sim! A batata doce é rica em fibras e vitamina A. Apesar de conter amido, que se transforma facilmente em glicose, se trata de um carboidrato complexo, que dá sensação de saciedade e por ter fibras, atrasa a absorção da glicose. Logo, sua ingestão sem exagero pode fazer bem à saúde.

  • Respondido em 08/09/2015
    Veruska Carvalho Nutrição - CRN 3524/PE
    Olá,

    pode sim. A batata doce é um vegetal rico em vitaminas (A, B6, C, E) minerais (ferro, potássio) e fibras que ajudam a aliviar os sintomas do diabetes. Os carotenóides presentes na batata doce ajuda ao corpo a responder à insulina e estabilizar o açúcar no sangue. Rica em vitamina B6 que ajuda na resistência na doença do coração. Seu alto teor de fibra solúvel auxilia na redução tanto da glicemia como no colesterol, e a abundância de ácido clorogênico na sua composição pode ajudar a diminuir a resistência à insulina.

    A Batata Doce é considerado um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, de absorção lenta, liberando a glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras).