Priscila perguntou:

Homem que fez vasectomia irreversível há 6 anos tem chande de ter filhos?

  • Respondido em 04/08/2014
    Dr. Paulo Mazili Urologia - CRM 107740/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A vasectomia é uma cirurgia utilizada para a esterilização masculina, ou seja os homens que já tem prole constituída e não querem mais filhos se submetem a cirurgia e ficam inférteis.
    Aconselha-se que a cirurgia somente seja feita diante da certeza da decisão de não ter mais filhos, pois ela tem caráter irreversível. Porém alguns homens se arrependem da cirurgia e devido novo relacionamento ou mesmo condição social opta por ter filhos novamente.
    Existe uma cirurgia que pode reverter a vasectomia, que consiste na reconstrução do canal retirado na cirurgia de vasectomia. Porém este procedimento não garante 100% de eficácia. E alguns homens podem não voltar a fertilidade. Quanto mais tempo se passou da vasectomia, menor é a chance de voltar a fertilidade.
    Existem outras maneiras mesmo que a cirurgia de reversão falhe, pode-se retirar espermatozoides diretamente dos epidídimos que são pequenos canais que conduzem os espermatozoide próximo ao testículo ou mesmo retirá-los de dentro dos testículos. Ambos necessitam de procedimento cirúrgico para isso e após obtenção deste espermatozoides os mesmos devem ser injetados no interior dos óvulos da mulher através de técnicas de reprodução assistida.
    Portanto ao realizar a vasectomia o homem precisa estar ciente do caráter irreversível da mesma, pois o retorno a fertilidade é mais difícil e por vezes impossível.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 24/10/2014
    Dr. Gustavo Kröger Ginecologia e Obstetrícia - CRM 124958/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Não é possível fazer inseminação quando o homem foi submetido a vasectomia. Precisa reverter a vasectomia ou fazer uma fertilização in vitro com extração cirúrgica de espermatozoides para tentar engravidar.