1 pessoa perguntou:

Problema pra falar palavras com silabas tra e Dro e não conseguir estalar ou vibrar a língua, o que fazer pra melhorar isso?

  • Respondido em 18/09/2014
    Tainá Ferreira Fonoaudiologia - CRFa 2-17529/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A dificuldade em vibrar a língua e movimentá-la isoladamente ou na fala pode estar relacionada à alterações anatômicas (como frênulo de língua curto) ou funcionais (como coordenação inadequada dos movimentos ou força de língua diminuída). A avaliação fonoaudiológica, por um profissional com experiência em Motricidade Orofacial, relacionará as dificuldades apresentadas às possíveis causas e a partir desse exame que o tratamento será determinado.

    No caso de alteração anatômica pode ser necessário uma avaliação com dentista ou médico e o tratamento será definido em conjunto. A terapia fonoaudiológica pode ser realizada antes, durante ou depois do tratamento ortodôntico ou médico.

    No caso de alteração apenas funcional existem exercícios e estratégias que podem ser indicados para melhorar a força dos músculos da língua e a coordenação dos movimentos. Os exercícios são indicados de acordo com o que o indivíduo consegue realizar inicialmente e vão sendo modificados para aumentar a demanda muscular na medida em que o desempenho vai melhorando. Portanto os exercícios são indicados de forma individual e personalizada.

    PUBLICIDADE