me perguntou:

Como controlar a ansiedade ao parar de fumar?

  • Respondido em 23/04/2014
    Ana Beatriz Cintra Psicologia - CRP 06/66071/SP
    Olá,

    Para se controlar qualquer ansiedade deve se saber a origem, a causa e não o efeito. Neste caso, fumar é o mecanismo para aliviar a ansiedade e não a ansiedade em si.
    O ideal é que se trate a origem. Porém, pode-se trocar o ato de fumar por alguma atividade mais saudável que também alivie a tensão.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 23/10/2017
    Dra Mônica P. Mussolino Psicanálise - CREFITO 89989-F/SP
    Olá,

    É claro que deixar um vício nunca é tarefa fácil, é preciso força de vontade e muita convicção, mas não é algo impossível. Longe de sentir fraqueza, deve ter a capacidade e vontade de deixar aquilo que lhe prejudica a sua saúde. Abandonar o tabaco, é sem dúvida para muitos um grande desafio que lhes gera muita inquietação, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para saber como controlar a ansiedade ao deixar de fumar.Passos a seguir:
    1.Comece por racionalizar os seus pensamentos, quando já fuma à muito tempo o ato de acender um cigarro é quase instintivo, não tem que pensar muito, é algo que faz por hábito. Pensar que não precisa disso, tentar superar mentalmente esse hábito e sentir-se capaz de o fazer irá ajudar bastante a reduzir a ansiedade e o estresse.
    2.Veja o lado positivo, em vez de estar a fazer algo que não precisa, que pode ser prejudicial para a sua saúde, não o está fazer, e pense em como é bom ter conseguido alcançar esse objetivo, no bom que isso é para a sua saúde, para o seu rendimento, para os seus pulmões, ao pensar em tudo isto conseguirá diminuir a inquietação.
    3. Ocupe a sua mente, isto é fundamental, pois de certeza que quando fumava, quanto mais ocupado estava menos cigarros fumava, menos tempo tinha para pensar nisso. Por isso, um grande exercício para fazer desaparecer a inquietação é encontrar um novo hobbie.4.Faça exercício físico, isto fará com que se sinta mais saudável e permitirá testar como a sua capacidade pulmonar melhorou ao deixar o tabaco, além disso servirá para manter a sua mente ocupada e no geral para diminuir o estresse.5.Mantenha a sua força de vontade e lembre-se porque deixou de fumar, entenda que embora no início seja difícil depois conseguirá superá-lo e conseguirá continuar a sua vida sem este hábito nocivo. Para conseguir não deixar o seu propósito, em umComo recomendamos que tenha um controle exaustivo desde o dia em que começou a deixar o tabaco e que vá oferecendo a si mesmo prêmios e recompensas.
    Por exemplo, pode prometer que se chegar às 2 semanas sem fumar, comprará essas botas ou esse perfume que tanto gosta. Estas motivações extra são uma forma de tentar premiar o seu esforço e se sentir bem consigo mesmo.

    6.Mas para poder controlar a ansiedade de fumar, além destes processos mentais que acabamos de lhe indicar, também é recomendado que leve a cabo uma série de tratamentos que o tornarão mais fácil. Na farmácia encontrará produtos pensados para este fim como os adesivos, as chicletes de nicotina ou os cigarros eletrônicos.

    Drª Mônica P. Mussolino

    PUBLICIDADE