Igor perguntou:

Tenho 18 anos e gaguejo, tem como parar?

  • Respondido em 02/03/2015
    Tainá Ferreira Fonoaudiologia - CRFa 2-17529/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A gagueira é caracterizada por rupturas involuntárias no fluxo suave da fala que diminuem a velocidade da fala e podem prejudicar a compreensão da mensagem. Essas rupturas podem ser repetições de sons ou sílabas, prolongamentos de sons, bloqueios (quando a pessoa não consegue terminar de produzir o som alvo), pausas mais longas, e intrusão de sons nas palavras.

    Esse distúrbio pode ser de origem idiopática ou do desenvolvimento, neurológica ou psicológica e acomete cerca de 1% das pessoas.

    O ideal é que você faça uma avaliação com um profissional especializado em gagueira para fechar o diagnóstico e assim determinar qual o tratamento mais indicado.

    As gagueiras do desenvolvimento e de origem neurológica tem indicação de tratamento fonoaudiológico e você deverá discutir com o profissional sobre as diferentes abordagens e linhas terapêuticas.

    Fonte:
    Tratado de Fonoaudiologia 2ª edição / Organização: Fernandes, F.D.M, Mendes, B.C.A, Navas, A.L.P.G.P. São Paulo, Editora Roca, 2009.
    Instituto Brasileiro de Fluência - http://www.gagueira.org.br/
    Fonoaudióloga Tainá Ferreira – Responsável pela Clínica Fono Porã Especialidades Fonoaudiológicas

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 03/03/2015
    Tatiani Franco Fonoaudiologia - CRFa 12157/SP
    Olá,

    Bom dia, sugiro que você procure um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação. A partir daí, ele poderá te orientar e trabalhar com você estratégias exatamente para haver melhoras na sua disfluência.