roger perguntou:

Gostaria de saber se uma experiencia "terrível" com alucinogenos(LSD) pode desencadear estresse pós traumatico,pois estou passando por isso?

  • Respondido em 13/07/2019
    Antonio Vaszken Psicologia Transpessoal Psicologia - CRP 71848/SP
    Olá,

    Pelo que entendi, o que você está dizendo é que revive de modo traumático vários aspectos relacionados a experiência que o LSD desencadeou. Então, se é isso que você relata como estresse pós traumático, eu diria que provavelmente, a sua experiência com a substância psicoativa, não foi digerida totalmente, e nem usada em condições ideais para que pudessem ocorrer o processamento completo da experiência, então o inconsciente fica repetindo a vivência, de modo a permitir a organização e assimilação da mesma pela consciência. Os efeitos psicoativos sejam positivos ou negativos, estão diretamente relacionados com o contexto no qual a pessoa ingere a substância, e ao apoio e ajuda que ela receber, de outras pessoas durante todo este processo. Isso inclui uma preparação adequada que explique os possíveis efeitos, e os tipos de experiências que se pode experimentar. E também um espaço de diálogo e tempo para "cair a ficha", a respeito da viagem que se viveu. Infelizmente, observo que muitas substâncias psicoativas são usadas em contexto recreativo, quando o ideal é um contexto clínico ou protegido, sem julgamento, que permita ao usuário voltar o olhar para si mesmo, e acolher as mensagens do inconsciente, de preferência com um acompanhante experiente, em estado sóbrio. Ao invés de se focar apenas no mundo externo, ou na séria brincadeira com o cérebro. O LSD é um ativador do inconsciente. Pesquisas clínicas demonstram que ele traz a consciência os conteúdos reprimidos pela pessoa e na sua história pessoal. Viver experiências místicas e bizarras pode ser comum, uma vez que trata-se de um tipo de linguagem da mente inconsciente. O senso comum raramente serve de parâmetro para avaliar esse tipo de experiência, cabe considerar a personalidade e a história de vida do usuário da substância.
    Uma vez que as informações trazidas pela experiência psicodélica possam ser digeridas e assimiladas por você, os sintomas de estresse pós traumático também irão ficando suavizados e adquirem um contorno de autoconhecimento, ao invés de ameaça. Qualquer dúvida, continuo a disposição.

    PUBLICIDADE

Mais sobre