Elenilda perguntou:

Uma pessoa pega escondido várias vezes coisas de comer que está guardado e que foi falado para não comer,não pegar isso é cleptomania?

  • Respondido em 05/11/2016
    Dra. Evelyn Vinocur Psiquiatria - CRM 303514/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Não, a Cleptomania é um transtorno do controle dos Impulsos caracterizado pelo fracasso em resistir ao impulso ou a tentação de executar um ato perigoso para si mesmo, ou seja, o de furtar objetos alheios.
    O indivíduo sente uma crescente tensão ou excitação antes de cometer o furto e após cometê-lo, em geral não tem arrependimento, auto-recriminação ou culpa. Importante ressaltar que não é necessário que o objeto furtado seja de alto valor financeiro ou para uso pessoal, ao contrário, não raro essas pessoas costumam furtar objetos pequenos, baratos e sem ser do seu gosto pessoal e comumente, após o furto costumam dá-lo a alguém, jogar fora ou 'devolvê-lo'.
    Diferentemente dos cleptomaníacos, existem os comedores noturnos, os "ratinhos da noite", aquelas pessoas que levantam no meio da noite para "assaltar" a geladeira, por exemplo. Essas pessoas costumam ingerir quantidades excessivas de comida e comem sem controle o que vêem pela frente, e podem estar associados ao que se chama de “síndrome do comer noturno“. Os tipos de alimentos ingeridos são de altas taxas de carboidrato (chocolates, bolos, pães e biscoitos) e são consumidos à noite, depois da última refeição. Ao contrário da cleptomania, depois desses “ataques noturnos à comida”, vêm sentimentos ruins devculpa e vergonha, já que quase sempre se tem um ganho de peso com esse tipo de comportamento.
    De forma que as duas situações acima descritas são entidades distintas.

    PUBLICIDADE