Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e especialização em Clínica Médica, pelo Hospit...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
O que é Hipotensão?
A hipotensão é uma condição que afeta a pressão arterial, deixando-a mais baixa do que o normal. Na maioria dos adultos saudáveis, a pressão baixa não causa problemas ou sintomas, podendo ser considerada normal para alguns indivíduos.
Por exemplo, pessoas que se exercitam regularmente podem ter uma pressão arterial mais baixa do que pessoas sedentárias. Mas, se a pressão arterial cai subitamente, causando sintomas como tontura e desmaio, pode representar algo mais grave.
A pressão arterial é a medida utilizada para identificar a intensidade do fluxo de sangue nas artérias. Os valores de referência são medidos em milímetros de mercúrio (mmHg) e são divididos em dois tipos de pressão: sistólica e diastólica.
- Pressão sistólica (superior): reflete a maior intensidade do fluxo sanguíneo no momento em que o coração está bombeando sangue
- Pressão diastólica (inferior): reflete o fluxo de sangue entre os batimentos cardíacos, quando o coração está relaxado e se enchendo de sangue
Alguém com uma pressão sistólica de 120 e uma pressão diastólica de 80 tem uma pressão arterial de 120/80, ou "12 por 8". A pressão arterial normal é inferior ou igual a 140x90 mmHg.
Não há um número específico que defina a pressão sanguínea baixa. Dessa forma, consideramos hipotensão toda pressão baixa que causa algum tipo de sintoma. Em geral, os sintomas acontecem quando a pressão arterial é inferior a 90/60.
Causas
As duas principais causas da hipotensão são:
Condições médicas
Algumas condições médicas podem causar diminuição da pressão arterial. Essas incluem:
- Gravidez
- Problemas do coração, como bradicardia, problemas nas válvulas cardíacas, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca
- Problemas endócrinos, tais como distúrbios da tireoide, insuficiência adrenal (doença de Addison), níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia) e, em alguns casos, a diabetes
- Desidratação
- Perda grave de sangue
- Queimadura grave
- Infecção grave (septicemia)
- Reações alérgicas graves (anafilaxia)
- Anemia por falta de vitamina B2 e ácido fólico
Medicamentos
Alguns medicamentos podem causar diminuição da pressão arterial, incluindo:
- Diuréticos, como furosemida e hidroclorotiazida
- Bloqueadores alfa, tais como prazosina e labetalol
- Betabloqueadores, como atenolol, propranolol e timolol
- Drogas para a doença de Parkinson, como pramipexol
- Certos tipos de antidepressivos (antidepressivos tricíclicos), incluindo doxepin, imipramina, protriptilina e trimipramina
- Sildenafil ou tadalafil, particularmente em combinação com a nitroglicerina (medicamento para o coração)
Além disso, outras causas de pressão baixa incluem:
- Levantar-se depois de passar muito tempo deitado ou sentado
- Ficar de pé por um longo tempo
Tipos
Existem quatro tipos de hipotensão, sendo eles:
Hipotensão postural
É uma queda súbita da pressão arterial quando a pessoa se levanta de uma posição sentada ou deitada. Normalmente, a gravidade faz com que o sangue se acumule nas pernas quando a pessoa se levanta rapidamente. O corpo compensa isso aumentando sua frequência cardíaca e contraindo os vasos sanguíneos, garantindo sangue suficiente para o cérebro.
Hipotensão pós-prandial
Hipotensão pós-prandial é uma queda da pressão arterial após a ingestão de grandes refeições. Ela afeta principalmente adultos mais velhos. Assim como a gravidade puxa o sangue para o pé, uma grande quantidade de sangue flui para o aparelho digestivo depois de uma refeição.Normalmente, o corpo compensa isso aumentando sua frequência cardíaca e contraindo determinados vasos sanguíneos para ajudar a manter a pressão arterial normal.
Hipotensão ortostática
Em pessoas com hipotensão ortostática, os mecanismos de compensação falham, levando a sintomas como tonturas, vertigens, visão turva e até mesmo desmaios.
Hipotensão neural mediada
Esse distúrbio faz com que a pressão arterial caia após a pessoa ficar de pé por longos períodos. A hipotensão neural mediada afeta principalmente os jovens, e parece ocorrer devido a uma falha de comunicação entre o coração e o cérebro.
Quando você fica em pé por longos períodos, a pressão arterial cai e se concentra nas pernas. Normalmente o cérebro, em seguida, envia uma mensagem para o corpo fazer os ajustes a fim de normalizar a pressão arterial.
Em pessoas com hipotensão neural mediada, essa mensagem cerebral é equivocada. Quando o cérebro percebe que o coração está bombeando mais rápido, a fim de compensar a pressão baixa, acredita na verdade que a frequência cardíaca está alta demais. Como resultado, o cérebro diminui a frequência cardíaca e reduz a pressão sanguínea ainda mais. Isso faz com que mais sangue se acumule nas pernas e menos sangue chegue ao cérebro, levando a tonturas e desmaios.
Sinais
Muitas pessoas com pressão arterial baixa não sentem nenhuma alteração. Entretanto, os sintomas a serem observados incluem:
- Tonturas, vertigens ou desmaio
- Batimento cardíaco rápido ou irregular
- Náuseas e vômitos
- Sentir mais sede do que o habitual
- Visão embaçada
- Fraqueza
- Confusão
- Cansaço
- Pele fria e pegajosa
- Respiração ofegante
- Fezes negras
- Febre
Diagnóstico
Para verificar as causas da pressão baixa, o médico irá perguntar sobre seu histórico de saúde, os sintomas e os medicamentos que toma. Depois, exames físicos, como leitura de pressão arterial, serão realizados. Se necessário, o médico pedirá outros tipos de exames.
O objetivo da avaliação é encontrar a causa subjacente. Isso ajuda a determinar o tratamento adequado e identificar quaisquer problemas de coração, cérebro ou sistema nervoso que estão causando a hipotensão. Para chegar a um diagnóstico, o médico pode recomendar um ou mais dos seguintes testes:
- Eletrocardiograma (ECG)
- Ecocardiograma
- Teste de esforço
- Manobra de valsalva
- Teste de inclinação
Fatores de risco
A pressão baixa pode ocorrer em qualquer pessoa. No entanto, alguns fatores podem aumentar esse risco. Veja:
- Idade, sendo que quanto mais velho, maiores as chances de hipotensão ortostática, e quanto mais jovem maior o risco de hipotensão neural mediada
- Uso de algumas medicações, como as citadas no tópico anterior
- Certas doenças, tais como Parkinson, diabetes e doenças cardiovasculares
Tratamento
O tratamento irá depender do tipo e causas da hipotensão. Porém, algumas medidas podem ser indicadas para ajudar a diminuir e interromper os sintomas, como:
- Adicionar mais sal à dieta
- Ingerir mais água ou obter fluidos por via intravenosa (IV), se você está muito desidratado
- Alterar ou interromper medicamentos que baixam a pressão arterial
- Usar meias de compressão
- Tomar medicamentos para tratar o problema que está causando a pressão arterial baixa. Por exemplo, você pode precisar de antibióticos para tratar a infecção ou de medicamentos para parar o vômito ou diarreia
Certifique-se de conversar com seu médico ou médica antes de adicionar mais sal à sua dieta ou fazer qualquer alteração em seus medicamentos.
Prevenção
Não é possível prevenir a hipotensão, uma vez que ela é causada por outros problemas de saúde. No entanto, você pode prevenir os sintomas decorrente da pressão baixa com tratamento adequado.
Convivendo (Prognóstico)
Você pode evitar os sintomas de pressão baixa adotando algumas práticas. Confira:
- Beba mais água
- Limite o consumo de bebida alcoólica
- Siga uma dieta saudável
- Se o médico ou médica sugere o uso de mais sal, mas você não gosta de muito sal em sua comida, tente usar o molho de soja natural, ou a adição de misturas de sopa secas para molhos
- Levante-se devagar e respirando profundamente
- Se você começa a ter sintomas de pé e não pode se sentar, cruze as coxas em forma de tesoura e esprema, ou coloque um pé em uma cadeira e incline-se o máximo possível. Estas manobras ajudam o sangue a fluir
- Faça refeições pequenas e com poucos carboidratos
- O médico também pode recomendar o consumo de cafeína (como café ou chá), para aumentar temporariamente a pressão arterial
Complicações possíveis
Até mesmo as formas moderadas de hipotensão podem causar desmaios e um risco de ferimentos causados por quedas. No entanto, hipotensão severa pode privar o corpo de oxigênio suficiente para realizar as funções normais, levando a danos ao coração e ao cérebro.