

Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
O que é Intestino preso?
O intestino preso, prisão de ventre ou constipação intestinal (CID 10 - K59.0) é uma doença provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, porém, outros aspectos também são importantes para manter um bom funcionamento intestinal, evitando essa e outras doenças de origem gastrointestinal.

Sinais
Sintomas de constipação intestina, podem incluir:
- Esforço durante a evacuação
- Evacuação incompleta
- Frequência de duas evacuações ou menos por semana
- Inchaço ou dor abdominal
- Fezes duras mais do que o normal
- Vômitos
Fatores de risco
A forte tendência de consumo de alimentos industrializados pode agravar ou prejudicar o consumo diário de fibras, responsáveis por favorecer o trânsito intestinal. Os alimentos industrializados são, em sua grande maioria, processados.
O processamento acaba retirando alguns nutrientes do alimento, sendo as fibras, um deles. Observe a rotulagem nutricional que especifica a quantidade de fibras disponível nos alimentos selecionados para o seu consumo.
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de intestino preso são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Procure sempre orientação do seu médico.
Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção
Dieta para soltar o intestino preso
A recomendação de dieta laxativa para intestino preso consiste nas frutas, legumes e verduras (por exemplo, mamão, tamarindo, laranja, ameixa, manga, folhas em geral) são alimentos in natura e ótimas fontes de fibras e micronutrientes, além de ter baixa densidade energética.
Os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, dentre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas e soltar o intestino preso.
Saiba mais: Acabe com a prisão de ventre só com a dieta
Referências
Ana Cristina Amaral, médica gastroenterologista - CRM 96013 SP