Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Goiás. Residência Médica em Gastroenterologia e Hepatologia pe...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O que é Intestino preso?
O intestino preso, também chamado de prisão de ventre ou constipação intestinal, é uma doença provocada, principalmente, pelo consumo insuficiente de fibras.
Porém, outros aspectos também influenciam no funcionamento intestinal, como o sedentarismo, pouca ingestão de água e aumento da idade.
Sinais
- Esforço durante a evacuação
- Evacuação incompleta
- Frequência de duas evacuações ou menos por semana
- Inchaço ou dor abdominal
- Fezes duras
- Vômitos
Diagnóstico
Além da análise clínica, onde o médico irá entender as queixas do paciente e fazer uma avaliação física, a constipação e suas causas podem ser identificadas com alguns exames. Entre eles, está o hemograma e glicemia.
Fatores de risco
A forte tendência de consumo de alimentos industrializados pode agravar ou prejudicar o consumo diário de fibras, responsáveis por favorecer o trânsito intestinal. Os alimentos industrializados são, em sua grande maioria, processados.
O processamento acaba retirando alguns nutrientes do alimento, sendo as fibras, um deles. Observe a rotulagem nutricional que especifica a quantidade de fibras disponível nos alimentos selecionados para o seu consumo.
Tratamento
O primeiro passo para o tratamento do intestino preso é identificar a causa. Se o sintoma está relacionado com outra doença, como diabetes, pode ser indicado a troca dos medicamentos utilizados pelo paciente.
Em grande parte dos casos, a constipação pode ser tratada com mudanças comportamentais, como a mudança na alimentação e maior ingestão de água por dia.
Dieta para soltar o intestino preso
A recomendação de dieta laxativa para intestino preso consiste em frutas, legumes e verduras. Por exemplo:
Os alimentos in natura são ótimas fontes de fibras e micronutrientes, além de terem baixa densidade energética.
Os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, dentre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas e soltar o intestino preso.
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de intestino preso são:
Alguns dos medicamentos podem ter efeitos colaterais. Por isso, o ideal é entender o diagnóstico e a necessidade de cada quadro médico.
Referências
Ana Cristina Amaral, médica gastroenterologista - CRM 96013 SP