Médico especializado em angiologia e cirurgia vascular graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Linfadenite?
Linfadenite é uma infecção dos gânglios linfáticos que pode ser causada por qualquer microorganismo, bactérias, vírus, protozoários, entre outros. A infecção normalmente se propaga até um gânglio linfático a partir da pele, nariz, olhos ou ouvido.
Causas
A linfadenite ocorre por inflamações causadas por bactérias, vírus e outros micro-organismos. Os gânglios linfáticos, pequenas estruturas que filtram o líquido linfático, ajudam o corpo a combater infecções e com a linfadenite eles ficam inchados em resposta a bactéria ou outros micro-organismos. Esta inflamação pode ter começado na pele, nariz, olhos ou ouvido.
Sintomas
Na linfadenite os gânglios linfáticos aumentam de volume e doem. Já a pele ao redor dos gânglios fica com uma cor avermelhada e sensação de calor.
Diagnóstico
O médico irá realizar exames físicos que incluem sentir seus gânglios e procurar sinais de machucados ou infecções. Pode ser necessário realizar uma biopsia para diagnosticar a linfadenite.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar uma linfadenite são:
- Clínico geral
- Angiologista.
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
- Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- A partir de quando você percebeu estes sintomas?
- Você notou piora nestes sintomas?
- Você teve algum problema de saúde recentemente?.
Buscando ajuda médica
Entre em contato com o médico assim que notar qualquer um dos sintomas mencionados acima.
Tratamento
O tratamento da linfadenite irá depender do microorganismo que causou a infecção. Caso seja uma infecção bacteriana normalmente é administrado um antibiótico por via endovenosa ou oral.
Outros medicamentos que podem ser utilizados para tratar a linfadenite são: analgésicos para controlar a dor, anti-inflamatórios e compressas. A cirurgia pode ser necessária para drenar um abcesso.
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de linfadenite são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Tem cura?
O tratamento correto geralmente proporciona a recuperação completa. O inchaço pode demorar semanas e até meses para desaparecer.
Prevenção
Tenha hábitos de vida saudáveis que inclua uma alimentação equilibrada, peso correto, atividade física regular, lidar bem com estresse e em casos de picadas de inseto, pequenos ferimentos na pele ou frieira, mantenha o local limpo e procure usar um medicamento de uso local pois estes pequenos ferimentos podem servir de entrada para bactérias e desencadear uma linfadenite.
Complicações possíveis
Algumas complicações que a lifadenite pode causar são:
Referências
Revisado por: Dr. Bruno Naves, diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) – CRM: 13800
Manual Merck - livros de referência médica produzidos pela empresa farmacêutica Merck & Co., que cobrem uma ampla gama de temas médicos, incluindo doenças, testes, diagnósticos e medicamentos.