Possui graduação em medicina na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, onde também realizou Residência Médi...
iRedatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
O que é Ácido úrico (sangue)?
O ácido úrico é uma substância produzida pelo organismo através da quebra das purinas, proteínas existentes em muitos alimentos. Depois de utilizadas pelo organismo, as purinas são degradadas (destruídas) e transformadas em ácido úrico.
O ácido úrico é, então, parcialmente removido do corpo através dos rins e é excretado principalmente na urina, sendo que uma parte também é eliminada nas fezes. Se o corpo está produzindo grandes quantidades de ácido úrico ou ele não está sendo corretamente excretado, ocorre a chamada hiperuricemia.
Altos níveis de ácido úrico no sangue podem causar gota ou se depositar nos rins, causando a formação de cálculos ou insuficiência renal. Agora que você já sabe o que é ácido úrico, é importante entender para que serve o exame e o que seus resultados representam. Saiba mais a seguir:
Para que serve o exame de ácido úrico
O exame de ácido úrico avalia as quantidades dessa substância no sangue. O ácido úrico é um subproduto das purinas, compostos encontrados nas células do corpo, incluindo o DNA. Quando as células envelhecem e morrem, elas se quebram, liberando purinas para o sangue.
Em menor grau, as purinas podem vir a partir da digestão de certos alimentos, como fígado, anchova, feijão e ervilha, ou da ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja. O exame também pode ser chamado pelo termo "Dosagem de ácido úrico no sangue" em alguns laboratórios.
A dosagem de ácido úrico no sangue pode ser feita para:
- Diagnosticar gota;
- Checar se o cálculo renal está ocorrendo devido ao acúmulo de ácido úrico;
- Avaliar o sucesso de medicamentos que reduzem o ácido úrico sanguíneo;
- Acompanhar pacientes que estão fazendo quimioterapia ou radioterapia. Esses tratamentos destroem as células cancerígenas, que podem liberar purinas e ácido úrico no sangue.
Contraindicações
Por ser um exame de sangue comum, não há contraindicações expressas para a dosagem de ácido úrico. No entanto, o médico ou médica irá dizer se você pode ou não fazer o exame.
Grávida pode fazer o exame de ácido úrico?
Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicações. Inclusive, o teste pode ser feito para diagnosticar toxemia gravídica, uma doença que só ocorre durante a gestação.
Considerações
Preparo para o exame de ácido úrico
Para o exame de ácido úrico é necessário um jejum mínimo de três horas antes da coleta de sangue. Também é importante dizer ao médico ou médica quais medicamentos você toma regularmente, incluindo suplementos alimentares. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação. Entretanto, não pare de ingerir qualquer medicamento sem autorização profissional.
Como é feito o exame de ácido úrico
Em um hospital ou laboratório, o exame de ácido úrico é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
- Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas;
- O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha;
- A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue;
- O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo;
- O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue;
- Uma bandagem é colocada no local.
Tempo de duração do exame
Um exame de ácido úrico leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia coletar o sangue.
Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Como o teste pede jejum, o paciente poderá se alimentar após a coleta.
Periodicidade do exame
Não há uma periodicidade para se realizar um exame de ácido úrico. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame.
O exame de ácido úrico é perigoso?
Os riscos envolvidos na realização do exame de ácido úrico são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.
Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema antes da coleta.
Resultados
Os resultados do exame costumam ficar disponíveis em até um dia útil. A interpretação do exame ácido úrico depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante conversar com o médico ou médica para tirar qualquer dúvida.
Ácido úrico normal
Os níveis de ácido úrico são medidos em miligramas (mg) por decilitro de sangue (dL). Os valores de referência variam conforme o sexo:
- Sexo feminino: 2,4 a 5,7 mg/dL;
- Sexo masculino: 3,4 a 7,0 mg/dL.
Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.
Ácidos úrico alto
Resultados anormais indicam que um nível de ácido úrico alto no organismo. Mas, afinal, o que causa ácido úrico em níveis elevados? Saiba, a seguir, algumas das principais causas e indicações para o resultado anormal do exame:
- Acidose;
- Alcoolismo;
- Efeitos secundários relacionados com quimioterapia;
- Diabetes;
- Excesso de exercício;
- Gota;
- Hipoparatireoidismo;
- Intoxicação por chumbo;
- Leucemia;
- Doença renal quística medular;
- Nefrolitíase;
- Policitemia vera;
- Dieta rica em purinas;
- Insuficiência renal;
- Toxemia gravídica.
Sintomas de ácido úrico alto:
Há alguns sinais que indicam níveis elevados de ácido úrico no sangue. Entre os principais sintomas de ácido úrico alto estão:
- Dor e inchaço nas articulações;
- Dificuldade de movimentar a articulação afetada;
- Deformação da articulação;
- Vermelhidão local.
Ácido úrico baixo
Resultados que apontam para um nível de ácido úrico baixo no organismo podem indicar:
- Síndrome de Fanconi;
- Dieta pobre em purinas;
- Síndrome do hormônio antidiurético inadequado (SIADH);
- Doença de Wilson.
Outras razões que justificam a dosagem de ácido úrico são:
- Artrite gotosa crônica;
- Doença renal crônica;
- Lesão do rim e do ureter.
Como baixar o ácido úrico rapidamente?
Tem como baixar o ácido úrico com algumas dicas que podem ser seguidas todos os dias, como:
- Beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia;
- Aumentar o consumo de frutas e vegetais (principalmente os diuréticos e os ricos em vitamina C);
- Reduzir o consumo de carnes vermelhas e peixes;
- Diminuir o consumo de alimentos industrializados.
Entre os alimentos que podem ser introduzidos em uma dieta para ácido úrico, visando a diminuição dos seus níveis no sangue, estão:
- Pepino;
- Melancia;
- Maçã;
- Banana;
- Brócolis;
- Cenoura;
- Cereja;
- Limão;
- Chá verde;
- Cebola crua.
Referências
MedlinePlus - enciclopédia médica do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, com base na Biblioteca Nacional de Medicina. Traz informações sobre doenças, condições e questões de bem-estar.
LabTestsOnline - site projetado para ajudar pacientes e cuidadores a entender os muitos testes de laboratório que podem ser pedidos pelos médicos. O site é produzido pela AACC, uma organização profissional científica e médica global dedicada a ciência de laboratório clínico e sua aplicação aos cuidados de saúde.
Cibele Rodrigues, médica nefrologista - CRM 39359/SP