Opte pelas versões magras na ceia de Natal

Investir nas saladas e em carnes brancas é uma boa pedida

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 06/12/2016

É possível criar ceias de Natal e Ano Novo mais leves, com menos gorduras e açúcares, e ricas em hortaliças, frutas, cereais integrais e condimentos naturais, que irá proporcionar pratos com grande variedade de cores e sabores que vão contribuir para a sua alimentação saudável.

Que tal surpreender sua família e seus amigos neste fim de ano e fazer uma ceia de natal diferente? Com algumas dicas de receitas simples você poderá elaborar um cardápio completo com opções de bebidas, entradas, pratos principais e sobremesas, como alternativa aos tradicionais, calóricos e nem sempre saudáveis quitutes das festas de fim de ano.

A nutricionista Flávia Morais, da Mundo Verde Franquia, afirma que sabendo fazer boas escolhas e dosando as porções sem exageros, com certeza você ganhará muito mais em saúde e ainda começará 2012 sem brigar com a balança. Confira as opções de pratos que ela dá para todos os momentos da ceia de Natal e Ano-Novo.

Petiscos

Nada melhor do que petiscos saborosos para iniciar a sua ceia de natal! As torradas sem glúten e pastas de soja de diversos sabores são opções leves e práticas para abrir o apetite.

Mix de oleaginosas, ricas em gorduras insaturadas, como amendoim (sem casca), amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e pistache, com frutas secas, como uvas-passa e damascos, também são opções muito saborosas, que agradarão a família e seus convidados. Porém vale lembrar que são ricas em calorias, então não exagere!

Para completar, prepare um ponche de frutas sem álcool para acompanhar os petiscos, ou então água com gás aromatizada com raminhos de alecrim. Além de dar um sabor especial à água, o alecrim melhora a digestão.