Sete delícias de inverno colocam sua dieta em risco

Fondue, queijos, vinhos e chocolate quente são os principais vilões da balança

POR NATALIA DO VALE - ATUALIZADO EM 20/06/2013

Basta esfriar um pouquinho o tempo lá fora para que fondues, queijos, vinhos e outras guloseimas típicas da estação entrem em ação.

O problema, é que estas delícias que invadem nossa mesa no inverno são bastante calóricas e gordurosas, colocando sua dieta e sua saúde em risco. "Tudo é permitido desde que consumido com moderação. Os quitutes são um perigo para a dieta se forem consumidos a qualquer hora sem nenhum controle ou disciplina. Se optar pela fondue hoje, no dia seguinte volte para sua dieta com ingredientes balanceados e saudáveis. O ideal é balancear as calorias e nutrientes ingeridos ao longo da semana para comer tudo o que gosta, em quantidades adequadas, sem ganhar peso", explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella.

Para que você fique de olho na balança durante o inverno, a especialista separou algumas dicas que vão te ajudar a manter a forma na estação fria:

Vinhos

os polifenois e flavonoides presentes no vinho aumentam o HDL, o bom colesterol; e auxiliam na aceleração do metabolismo levando a perda de peso, porém, em excesso, sobrecarrega o fígado e pode levar a embriaguez. Não se deve ingerir a bebida com açúcar ou mel, pois, a adição destes ingredientes pode elevar muito o teor calórico do vinho pesando na dieta. O ideal é consumir no máximo um copo de vinho por dia para homens e três vezes por semana para mulheres.