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Saiba deixar a sua pizza mais saudável

Substitua alguns itens e incremente outros para ganhar pontos com nutrientes

Saborosa e de aroma irresistível, a pizza combina ingredientes que, além de apetitosos, podem ser fonte de nutrientes importantes ao organismo. No entanto, por ser rica em carboidratos e gorduras, precisa ser ingerida com moderação. Para aproveitar essa delícia, confira sugestões que deixam a sua pizza ainda mais saudável, com informações das nutricionistas Denise Zitti, gerente do Departamento de Segurança Alimentar da rede Patroni Pizza, Gabriela Fregolente, especialista em nutrição funcional e Fernanda Amparo, do Spa Kauai.

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Escolha os sabores aliados da saúde

Pizza saudável - Foto: Getty Images
Pizza saudável - Foto: Getty Images

Segundo a nutricionista Fernanda Amparo, as opções de pizzas saudáveis são aquelas que apresentam queijos brancos, rúcula, brócolis, tomate, champignon, palmito, vegetais em geral, frango, atum e bordas sem recheio.

Já os sabores que devem ser consumidos com ainda mais moderação são: bacon, quatro queijos, carne seca, strogonoff, lombo, queijo cheddar, ovo, ovo com bacon, entre outros. "São opções que apresentam valor calórico elevado, além de muita gordura saturada e colesterol, presente na gordura animal", explica a nutricionista.

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Compare os valores calóricos de uma fatia de 150g:

Pizza de atum - 290 calorias

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Pizza de mussarela e tomate seco - 449 calorias

Pizza de mussarela - 393 calorias

Pizza portuguesa - 329 calorias

Pizza quatro queijos - 385 calorias

Pizza de calabresa - 400 calorias

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Pizza de presunto - 333 calorias

Pizza de lombinho com catupiry - 322 calorias

Pizza romana - 417 calorias

Pizza de rúcula - 207 calorias

Pizza com carne vermelha, frango ou peixe?

Pizza com peixe - Foto: Getty Images
Pizza com peixe - Foto: Getty Images

Peixe. A nutricionista Fernanda Amparo afirma que o peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre na alimentação. "O peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne, e ainda tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto", conta a profissional, que ainda lembra que esse alimento é fonte de vitaminas A, B e D.

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Evite abusar das azeitonas e da borda de catupiry

Azeitonas - Foto: Getty Images
Azeitonas - Foto: Getty Images

Para ficarem conservadas, elas possuem grande quantidade de sódio, que é o inimigo de quem tem pressão alta e hipertensão. No entanto, há benefícios ao consumi-las com moderação, já que essas companheiras inseparáveis da pizza apresentam ácidos graxos saturados, que regulam o colesterol.

Já as bordas com recheio de catupiry representam uma maior quantidade de calorias, o que faz a pizza ficar ainda mais calórica. "O ideal é pedir pizzas com bordas sem recheio e com o gergelim, pois é um alimento rico em cálcio", aconselha a nutricionista Fernanda Amparo.

Sirva a pizza com uma salada verde de acompanhamento

Salada com pizza - Foto: Getty Images
Salada com pizza - Foto: Getty Images

Os vegetais são ricos em fibras e ajudam a garantir uma maior sensação de saciedade, diminuindo a chance de você exagerar na quantidade de pedaços de pizza.

"As folhas estimulam mais a mastigação, fazendo com que a pessoa demore mais tempo para comer", conta a nutricionista Gabriela Fregolente, que explica que o cérebro demora por volta de 20 minutos para informar que estamos satisfeitos. "Por isso, se você comer muito rápido e antes desse tempo, sentirá que não comeu o suficiente", conta.

A nutricionista Denise Zitti ainda lembra que as folhas da salada deixam a refeição mais nutritiva, já que são ricas em beta-caroteno, vitamina C, cálcio, ferro e potássio. "As alfaces e outras verduras de coloração mais intensa também contêm um alto teor de bioflavonoides, pigmentos vegetais conhecidos por trabalharem com a vitamina C e outros antioxidantes para prevenir danos às células causadoras de câncer", afirma.

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Faça a massa em casa!

Massa de pizza - Foto: Getty Images
Massa de pizza - Foto: Getty Images

Você pode abusar de ingredientes mais saudáveis. A nutricionista Denise sugere incluir a farinha integral. "Ela contém mais antioxidantes que o trigo refinado e traz diversos benefícios, como diminuição dos riscos de câncer, pressão alta e arteriosclerose; regulação do nível de açúcar no sangue e controle da taxa de colesterol e diabetes", explica a profissional.

A nutricionista também conta que um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, indica que, se a massa da pizza fermentar e for assada por mais tempo, aumenta a produção de antioxidantes, moléculas que podem diminuir e até impedir o câncer e doenças cardíacas.

Cuidado com o queijo

Queijo da pizza - Foto: Getty Images
Queijo da pizza - Foto: Getty Images

Quando mais amarelo, mais gorduroso. A nutricionista Denise Zitti conta que mussarela, parmesão e provolone - por exemplo - são mais gordurosos e calóricos que queijo branco, cottage, requeijão e mussarela de búfala. Por isso, vale dar preferência a esse segundo grupo.

Denise ainda dá destaque à mussarela de búfala, fonte de vitamina A e feita de leite de búfala que é totalmente branco, pois não contém caroteno, diferente do leite bovino que é levemente amarelado. "O leite de búfala possui 43% menos de colesterol, 58% mais de cálcio e 40% mais de proteína do que o leite de vaca", ressalta a nutricionista.

No entanto, o mais tradicional sabor de pizza - de mussarela - não precisa ser banido do cardápio. Basta comer com moderação. Até porque o queijo traz benefícios ao organismo. "Os queijos estão no terceiro grupo, pois são alimentos construtores, ricos em proteínas, ferro, zinco e cálcio, que são indispensáveis para o fortalecimento dos nossos ossos", explica a profissional.

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Prefira molho de tomate caseiro

Molho de tomate - Foto: Getty Images
Molho de tomate - Foto: Getty Images

É a melhor opção. O molho feito em casa, de acordo com a nutricionista Gabriela Fregolente, tem mais nutrientes e está livre dos conservantes presentes na opção industrializada.

A nutricionista ainda lembra que o tomate é vantagem na certa para a saúde: rico em licopeno, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células. "Estudos comprovam a sua importância na prevenção de cânceres, sobretudo o câncer de próstata", conta Gabriela, que ainda sugere dar preferência ao tomate cozido do que cru, para aumentar o aproveitamento desse antioxidante.

Use a criatividade

Pizza com vários ingredientes - Foto: Getty Images
Pizza com vários ingredientes - Foto: Getty Images

Incremente "recheios" mais saudáveis na sua pizza. A nutricionista Gabriela recomenda brócolis, abobrinha, champignon, shimeji, carpaccio, entre muitas opções.

Outra sugestão, da nutricionista Denise, é o atum, que é uma importante fonte de proteínas (fundamentais para a nossa estrutura muscular), vitaminas (A, B e D), lipídios (Ômega 3) e sais minerais (magnésio, cálcio e fósforo que fortalecem os ossos). "É considerado um dos alimentos mais complexos que existem", conta.

Não se esqueça dos temperos

Tempero da pizza - Foto: Getty Images
Tempero da pizza - Foto: Getty Images

Os tradicionais temperos - azeite e orégano - já fazem muito bem à saúde. "O orégano contém vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes, retardando o envelhecimento, prevenindo alguns cânceres, diminuindo as dores abdominais e ajudando no tratamento de úlceras", conta a nutricionista Denise. Já o azeite de oliva tem gorduras monoinsaturadas, que ajudam no controle do colesterol.

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A dica para deixar a pizza ficar ainda mais nutritiva e saborosa, segundo a nutricionista Gabriela, é acrescentar ainda mais opções, como alho - com função bactericida -, alecrim - um remédio natural contra gastrite -, manjericão - rico em vitaminas - e gergelim - rico em lecitina que ajuda no controle do colesterol.