Prepare oito receitas típicas da sua avó de maneira mais saudável

Elas não precisam ser gordurosas e calóricas, aprenda novos modos de preparo

POR ANA PAULA DE ARAUJO - ATUALIZADO EM 06/12/2013

Quando nos lembramos de nossas avós, parece que é automático imaginá-las com um avental colorido preparando gostosuras, para que nós, seus netinhos, nos deliciemos. Toda essa comida, recheada de carinho, parece ser sempre mais gostosa do que a das outras pessoas. O que quase sempre mal percebemos, porém, é que muitas dessas receitas podem ter exageros nas doses de ingredientes açucarados e gordurosos.

"Para que as preparações das avós fiquem mais saudáveis, quando possível, substituímos os óleos e/ou gorduras por azeite, que é um tipo de gordura saudável que reduz o colesterol e previne as doenças cardiovasculares", aconselham as nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães, do SESI de Brasília, que também sugerem que as receitas fritas sejam convertidas em assadas.

Já que se trata de uma questão de ajustes, por que não tentar? A seguir, confira algumas comidas típicas da vovó, mas em uma versão muito mais saudável. 

Estrogonofe

Esse refogado de carne e creme de leite parece ficar mais gostoso quando feito pelas mãos da vovó. Mas os prejuízos à dieta podem ser grandes! Isso porque se trata de um prato calórico. O excesso de calorias se deve ao creme de leite, que é o item mais gorduroso do prato. Por isso, a dica da nutricionista Camila Attademo, da Clínica Libert, é substituí-lo pelo iogurte.

"A dica para que não fique aguado é colocar o iogurte somente no final", diz ela, que também aconselha o uso do curry na hora de temperar. Essa atitude daria um tom funcional ao estrogonofe, já que esse condimento indiano - um mix de pimentas, canelas, gengibre e outros itens - tem ação termogênica.

Estrogonofe de Frango light

Ingredientes:
- 1 colher de (sopa) de creme vegetal light ( margarina light )
- 2 colheres ( sopa ) de cebola ralada
- 1 dente de alho
- 500 g de peito de frango sem pele cortados em cubos
-1 xícara ( chá ) de tomates batidos sem pele e sem sementes
- sal a gosto
- ½ lata de creme de leite light
- ½ medida da lata de leite desnatado
- 1 colher ( sopa ) de farinha de trigo
- 200 g de cogumelos em conserva fatiados
- 2 colheres ( sopa ) de conhaque
- 2 colheres ( sopa ) de catchup
- 1 colher ( sopa ) de mostarda
- 1 colher ( sopa ) de molho inglês
- 1 colher ( chá ) de curry

Preparo:
Em uma panela derreta a margarina light e doure o frango. Após dourado reserve o frango. Na mesma panela doure a cebola, o alho e o tomate batido e deixe apurar por 5 a 6 minutos. Salgue a gosto. Acrescente o frango reservado e os cogumelos. Flambe a preparação com o conhaque. Misture bem, coloque o catchup, a mostarda , o molho inglês e o curry. Deixe ferver por 3 a 4 minutos. Prove o sal. Em uma vasilha misture o creme de leite, o leite desnatado e farinha de trigo. Despeje essa mistura na panela e mexa bem por 2 a 3 minutos. Sirva bem quente com arroz branco.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 5 porções
Calorias por porção: 244

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não