Prepare oito receitas típicas da sua avó de maneira mais saudável

Elas não precisam ser gordurosas e calóricas, aprenda novos modos de preparo

POR ANA PAULA DE ARAUJO - ATUALIZADO EM 20/06/2016

Quando nos lembramos de nossas avós, parece que é automático imaginá-las com um avental colorido preparando gostosuras, para que nós, seus netinhos, nos deliciemos. Toda essa comida, recheada de carinho, parece ser sempre mais gostosa do que a das outras pessoas. O que quase sempre mal percebemos, porém, é que muitas dessas receitas podem ter exageros nas doses de ingredientes açucarados e gordurosos.

"Para que as preparações das avós fiquem mais saudáveis, quando possível, substituímos os óleos e/ou gorduras por azeite, que é um tipo de gordura saudável que reduz o colesterol e previne as doenças cardiovasculares", aconselham as nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães, do SESI de Brasília, que também sugerem que as receitas fritas sejam convertidas em assadas.

Já que se trata de uma questão de ajustes, por que não tentar? A seguir, confira algumas comidas típicas da vovó, mas em uma versão muito mais saudável.

Macarronada

Ela é a estrela da mesa do almoço de domingo. Não fugindo da regra, a macarronada com molho e queijo da vovó também pode não ir tão bem no quesito balança. Para deixar esse preparo mais saudável, as nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães aconselham que o macarrão branco seja substituído pelo integral, rico em fibras. Elas também ensinam a preparar um molho de melancia, que pode ser uma boa alternativa ao molho vermelho. Confira a receita:

Macarrão ao molho de melancia

Ingredientes:
240g de Macarrão

Molho:
4 xícaras (chá) de melancia
3 xícaras (chá) de tomate picado
1 xícara (chá) de cebola picada
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo:
Bata a melancia no liquidificador e coe. Reserve o suco na geladeira. Pique o tomate e a cebola. Em uma panela, aqueça o óleo, acrescente a cebola picada, o alho, os tomates e o suco de melancia, deixando apurar. Salgue a gosto. Despeje sobre o macarrão cozido
Dica: O ponto ideal de cozimento do macarrão é "al dente", ou seja, nem duro, nem mole.

Valor calórico: 235 kcal a porção de 110g

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não