Escolha o melhor cereal matinal para você

Eles dão energia, vitaminas e ajudam a compor o café da manhã ideal

POR ANA PAULA DE ARAUJO - PUBLICADO EM 13/09/2011

Sendo o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ele deve contar com quantidade suficiente de nutrientes para que você tenha disposição durante a realização das atividades diárias. Uma boa pedida para conseguir essa energia logo cedo é investir em cereais matinais. Na medida certa, eles são ricos em fibras, carboidratos, proteínas e uma porção de vitaminas. Saiba escolher o melhor para você com as dicas das nutricionistas Gabriela Marcelino, da empresa Congelados da Sônia, e Priscilla Baracat, da clínica Inti Estética, Nutrição e Bem-Estar. 

Atenção ao açúcar e sódio

Embora os cereais mais adocicados sejam mais agradáveis ao paladar, a grande quantidade de açúcar pode ser uma vilã para quem busca controlar o peso. "Quanto mais açúcar, maior a quantidade de calorias do cereal", diz Priscilla Baracat. Cuidado, inclusive, com as opões com chocolates, pois também são ricas em açúcar.

"O ideal é que o cereal não seja açucarado, para que a pessoa possa adoçar de acordo com o gosto dela", aconselha Gabriela Marcelino. Mas, se você não abre mão dessa opção, a nutricionista lembra que existem cereais com açúcar mascavo. Mesmo sendo calórico, esse tipo não passa pelo processo de refinação e, por isso, agrega mais nutrientes que o refinado.

Já em relação ao sódio, fique atento à indicação no rótulo, principalmente se você apresentar hipertensão. Os cereais matinais costumam ocupar a lista dos alimentos campeões dessa substância, mas há opções e macas que não apresentam exageros na quantidade. 

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