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10 mandamentos à mesa para treinar sem fome nem desânimo

Agora que você pegou firme na academia, trate de rever seu cardápio

Ao contrário do que muita gente pensa, o ritmo forte de treino nem sempre significa um prato mais pesado. Seu corpo realmente está mudando - para melhor! - e precisa de um carinho especial quanto à alimentação. O aumento de gasto calórico gerado pelo exercício deve ser respeitado, se possível até com ajuda profissional , diz Heloísa Guarita Padilha, coordenadora do Departamento de nutrição da Academia Reebok de São Paulo.Os cuidados começam na sua forma de pensar. "Eu mereço" costuma ser uma das armadilhas mais traiçoeiras após os treinos, afinal consumir mais calorias do que você gasta vai levar a um aumento de peso. Mas o oposto também deve ser evitado: frequentar a academia durante 3 horas e comer só uma saladinha, chegando em casa, vai destrambelhar seu organismo.

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Nesses casos, acontece o que chamamos de descompensação metabólica. Há um desejo descontrolado por doces (carboidratos) após cerca de 6 horas do treino, levando ao acúmulo de gordura corporal, explica Heloísa Guarita.

Para você escapar dessa e de outras ciladas contra a boa forma, listamos a seguir os 10 mandamentos de quem quer ficar saudável e ainda perder gordurinhas indesejáveis.

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Nunca se exercite em jejum

Nunca se exercite em jejum - Getty Images
Nunca se exercite em jejum - Getty Images

Seu corpo precisa ter combustível para treinar ou vai começar a queimar massa magra (músculos) em vez de gordura. O ideal é não deixar passar mais do que quatro horas da última refeição até a hora do exercício.(conheça os alimentos amigos da sua dieta e aprenda a consumi-los)

Diga sim aos carboidratos

Carboidratos - Getty Images
Carboidratos - Getty Images

Eles são nossa fonte de energia e ativadores metabólicos. Esse grupo alimentar deve representar 60% do café da manhã e almoço. São encontrados nos pães, massas, grãos (lentilha, feijão) e, em menor quantidade, nas frutas.

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Não esqueça as proteínas

Proteínas - Getty Images
Proteínas - Getty Images

Elas fornecem os aminoácidos, essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos. Leite ou derivados, carnes em geral, soja e ovos são ótimas fontes.

Coma pelo menos duas a três porções de fruta por dia

Frutas - Getty Images
Frutas - Getty Images

Elas, juntamente com as verduras e legumes, repõem as vitaminas e os minerais perdidos durante o exercício.

Beba água

Beba água - Getty Images
Beba água - Getty Images

A regra de tomar, no mínimo, dois litros de água por dia continua valendo. Se quiser, acrescente água-de-coco ou isotônicos antes, durante e após o exercício. Hidratar-se bem acelera o metabolismo, ajuda na recuperação muscular e auxilia no tratamento da celulite e flacidez.

Coloque mais fibras no seu cardápio

Coloque mais fibras no seu cardápio - Getty Images
Coloque mais fibras no seu cardápio - Getty Images

Coma alimentos integrais (arroz, pão, lentilha, feijão), folhas, frutas com cascas comestíveis e também o bagaço. Só evite fazer isso instantes antes do treino, pois a digestão desses alimentos é mais lenta.

Consuma alimentos diuréticos naturais (e nunca laxantes ou medicamentos similares)

Melancia - Getty Images
Melancia - Getty Images

Erva-doce, salsão, coentro, berinjela e endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá ajudam a evitar a retenção de líquidos, favorecendo o emagrecimento.

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Reduza o consumo de carboidratos à noite

carboidratos à noite - Getty Images
carboidratos à noite - Getty Images

Nesse período, precisamos de menos energia, já que estamos mais próximos ao nosso metabolismo de repouso. A ingestão excessiva de carboidratos à noite resulta em um aumento das reservas de gordura, ou seja, atrapalha bastante quem quer perder peso.

Não deixe o estômago vazio por mais de três horas consecutivas

Lanches durante o dia - Getty Images
Lanches durante o dia - Getty Images

O objetivo é acelerar o metabolismo e manter seu corpo ativo, usando a gordura como fonte de energia. Nos intervalos das principais refeições, saboreie lanches rápidos e leves, como uma fruta, um iogurte ou uma fatia de pão com queijo light.

Corte ao máximo os doces, as frituras e o álcool

Doces - Getty Images
Doces - Getty Images

As chamadas calorias vazias dos doces levam o corpo a usar somente uma parte como fonte de energia, o resto é acumulado em forma de gordura. Já as bebidas alcoólicas, que são tóxicas ao organismo, serão queimadas primeiro pelo corpo, levando o restante dos nutrientes da dieta ao mesmo destino indesejado: os pneuzinhos.