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Decifre os mistérios de quem vive de dieta e nunca emagrece

Escolher mal os alimentos e olhar só para as calorias são erros que custam caro

Fazer dieta dá trabalho, mas ver os resultados compensa. O problema aparece quando o esforço que você faz para emagrecer não provoca nem sombra na balança. "Muitas pessoas acreditam que basta comer mais salada ou só comprar produtos light que o problema com o peso está resolvido", diz a nutricionista Noadia Lobão, do Rio de Janeiro. Eliminar alguns quilos envolve muitos mais detalhes do que uma conversa com as amigas é capaz de revelar e a gente foi atrás de especialistas para matar, de uma vez por todas, a charada que é motivo de tanto desgosto.

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Ignorar o açúcar dos alimentos

mulher empilhando cubos de açúcar - Foto Getty Images
mulher empilhando cubos de açúcar - Foto Getty Images

Presente na maior parte dos alimentos, o açúcar é fonte de energia para o organismo. Mas, em excesso, acumula-se na forma de gordura e pode até aumentar o apetite. "Ao consumir mais açúcar, seu corpo responde aumentando a produção de insulina. Por outro lado, quando os níveis deste hormônio ficam altos, o cérebro entende que o sangue está com taxas muito baixas de açúcar e estimula a sensação de fome", afirma a nutricionista Noadia Lobão. Ler os rótulos para descobrir a quantidade de açúcar nos alimentos é fundamental e, caso você não encontre as quantidades de açúcar explicitadas na tabela nutricional, procure xarope de milho, melado, açúcar invertido, maltodextrina, dextrose, glucose, açúcar mascavo, frutose ou sacarose ou mel. "Se existirem esses ingredientes, possivelmente eles representarão a maior parte dos carboidratos presentes no alimento", diz Noadia. Chocolate ao leite, frutas cristalizadas, sucos de caixinha, barra de cereal e cereais matinais estão entre os alimentos do cotidiano com altos teores de açúcar.

Ler o rótulo sem interpretá-lo

mulher no supermercado lendo um rótulo de geleia - Foto Getty Images
mulher no supermercado lendo um rótulo de geleia - Foto Getty Images

São cada vez mais comuns alimentos com chamadas tipo "zero gordura" ou "rico em fibras", mas a informação quer dizer pouco se não for comparada aos outros pontos indicados na tabela nutricional. "Isso não é suficiente para saber se aquele alimento está livre de calorias, gorduras ou açúcar, por exemplo", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Portanto, nunca se esqueça de conferir os rótulos e pensar se aquele alimento é mesmo o mais indicado para a sua meta de emagrecimento. Ainda há o risco de que a indicação nos rótulos seja referente a uma porção, ou seja, extrapolando esta cota, a promessa do rótulo já fica para trás.

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Achar que o produto diet ou light é melhor

prateleira no mercado com produtos diet e ligt - Foto Getty Images
prateleira no mercado com produtos diet e ligt - Foto Getty Images

Roseli Rossi explica que alimentos diet geralmente são isentos de açúcar, proteínas ou gorduras. "Normalmente indicado para portadores de doenças metabólicas, como diabetes, os alimentos diet podem ter valor calórico maior e nem sempre são úteis para perda de peso", diz. O mesmo vale para os alimentos light, que possuem uma redução de calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. No entanto, a redução calórica pode ser muito pequena e o sabor pode ser compensado aumentando a quantidade de outros pontos da composição.

Não retirar a capa de gordura das carnes

carne vermelha com gordura - Foto Getty Images
carne vermelha com gordura - Foto Getty Images

Você pode até escolher a carne vermelha mais magra, como filé mignon ou maminha, mas a obrigação de retirar a gordura dos bifes permanece. "A gordura saturada existente na carne pode prejudicar a dieta, pois seu valor energético é maior até que o da própria proteína da carne", afirma a nutricionista Noadia.

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Ingerir calorias "não proclamadas"

mulher comendo salgadinhos - Foto Getty Images
mulher comendo salgadinhos - Foto Getty Images

Quem nunca caiu na inocência de beliscar um doce ou salgadinho do amigo e sequer considerar essa escapada na contagem de calorias do dia? "Cada mordida em uma bolacha ou salgado frito pode adicionar muitas calorias extras à dieta", afirma a nutricionista Noadia. "Além disso, como as beliscadas são geralmente em alimentos ricos em carboidratos refinados, uma mordida pode estimular a vontade de comer mais, atrapalhando o emagrecimento". Por isso, evite ao máximo os lanches fora de hora e invista em frutas e outros alimentos de baixa caloria para consumir como lanche entre as refeições.

Ignorar as calorias dos condimentos

cachorro quente com catchup e mostarda - Foto Getty Images
cachorro quente com catchup e mostarda - Foto Getty Images

Não adianta pedir o cachorro quente com salsicha light e pão integral, mas encher o sanduíche de catchup e mostarda, ou comer uma sopa de legumes e cobrir a tigela com queijo parmesão e croutons. "Os condimentos e outros acompanhantes da refeição podem acrescentar muitas calorias ao prato, além de conter sódio, conservantes e aromatizantes, substâncias que prejudicam a saúde e a dieta", diz Roseli Rossi. Segundo as nutricionistas, o ideal é evitar ou acrescentar o mínimo possível desses acompanhamentos ao seu prato.

Esperar sentir fome para comer

mulher com fome - Foto Getty Images
mulher com fome - Foto Getty Images

Fazer as refeições com o apetite aberto é uma cilada. Primeiro você monta um prato com mais quantidade do que comeria se houvesse um controle de horário, segundo a escolha a escolha desses alimentos tende a não obedecer as regras de uma dieta saudável. "Com fome, fica mais difícil selecionar suas opções e os grupos alimentares acabam se repetindo", afirma a nutricionista Roseli Rossi. Misturar batata com arroz (ambos carboidratos) ou carne com ovos (duas fontes de proteínas), por exemplo, são erros comuns.

Cortar carboidratos

carboidratos - Foto Getty Images
carboidratos - Foto Getty Images

Uma dieta sem carboidratos tira a energia, acaba com o seu humor e destrói a motivação - inclusive para continuar firme no plano de emagrecer. "Os carboidratos são a principal fonte de energia para a realização dos processos vitais do organismo e não devem ser substituídos por proteína ou gordura, sob risco de causar danos à saúde", diz Noadia Lobão. Em vez de cortar o pão ou os biscoitos, prefira as opções com grãos integrais, que matam a fome e prolongam a saciedade.

Comer sempre a mesma coisa

mulher fazendo cara feia para o prato - Foto Getty Images
mulher fazendo cara feia para o prato - Foto Getty Images

A dieta ideal consiste no equilíbrio de alimentos que contenham quantidades ideais de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. 'Por conta disso, é necessário manter o cardápio sempre variado, para atender as demandas que o nosso organismo necessita para manter a saúde e ter longevidade com qualidade de vida", diz Noadia Lobão. Se você nunca varia as refeições, além de deixar seu organismo carente de nutrientes, corre o risco de enjoar facilmente o cardápio e abandonar o controle de calorias mais facilmente.

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