Decifre os mistérios de quem vive de dieta e nunca emagrece

Escolher mal os alimentos e olhar só para as calorias são erros que custam caro

POR CAROLINA SERPEJANTE - PUBLICADO EM 30/08/2012

Fazer dieta dá trabalho, mas ver os resultados compensa. O problema aparece quando o esforço que você faz para emagrecer não provoca nem sombra na balança. "Muitas pessoas acreditam que basta comer mais salada ou só comprar produtos light que o problema com o peso está resolvido", diz a nutricionista Noadia Lobão, do Rio de Janeiro. Eliminar alguns quilos envolve muitos mais detalhes do que uma conversa com as amigas é capaz de revelar e a gente foi atrás de especialistas para matar, de uma vez por todas, a charada que é motivo de tanto desgosto. 

Ignorar o açúcar dos alimentos

Presente na maior parte dos alimentos, o açúcar é fonte de energia para o organismo. Mas, em excesso, acumula-se na forma de gordura e pode até aumentar o apetite. "Ao consumir mais açúcar, seu corpo responde aumentando a produção de insulina. Por outro lado, quando os níveis deste hormônio ficam altos, o cérebro entende que o sangue está com taxas muito baixas de açúcar e estimula a sensação de fome", afirma a nutricionista Noadia Lobão. Ler os rótulos para descobrir a quantidade de açúcar nos alimentos é fundamental e, caso você não encontre as quantidades de açúcar explicitadas na tabela nutricional, procure xarope de milho, melado, açúcar invertido, maltodextrina, dextrose, glucose, açúcar mascavo, frutose ou sacarose ou mel. "Se existirem esses ingredientes, possivelmente eles representarão a maior parte dos carboidratos presentes no alimento", diz Noadia. Chocolate ao leite, frutas cristalizadas, sucos de caixinha, barra de cereal e cereais matinais estão entre os alimentos do cotidiano com altos teores de açúcar. 

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