Corte o preconceito contra sete guloseimas e deixe sua dieta mais gostosa

Chocolate, sorvete, pipoca, maionese e até cerveja merecem aparecer no seu cardápio

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 04/11/2016

Sorvete, maionese, pipoca, chocolate e cerveja ganham tarja preta quanto você está de dieta, seja para emagrecer, seja para colocar a alimentação em trilhos mais saudáveis. Excesso de gorduras e calorias fartas são parte da explicação para o veto, que se baseia também na pobreza dessas e outras escolhas semelhantes. "Uma dieta balanceada precisa não somente de alimentos com baixas calorias, mas de alternativas ricas em nutrientes e que possam prolongar a sensação e saciedade", afirma a nutricionista Hediane Oliveira.

E se a gente contasse para você que, apesar de continuar perigosa, a listinha aí de cima pode oferecer alguns benefícios para a sua alimentação? É possível encontrar desde vitaminas até gorduras que ajudam no controle do colesterol. "Sabendo disso, você diminui a culpa ao incluir um pouco de maionese no sanduíche natural ou comer um pedaço de chocolate na sobremesa", diz a especialista. Só não vale se apoiar nos benefícios e cair no exagero - este sim, totalmente proibido.

Maionese

O que você já sabe: muito calórica, a maionese possui uma alta quantidade de gorduras. "Se consumida em excesso, pode comprometer a dieta e afetar a saúde", afirma a nutricionista Hediane Oliveira, do Espaço Para Viver Melhor da Unimed-Rio. Como se trata de um produto de origem industrial, a maionese também pode conter conservantes que, em excesso, fazem mal à saúde. "Fique longe das maioneses oferecidas sem rótulos e aquelas que não priorizam a redução de gorduras saturadas e calorias na receita."

Quais os benefícios: a maionese é fonte de ômega-3, nutriente aliado na redução do colesterol ruim (LDL) e no combate a doenças cardiovasculares. Se você escolher a maionese como opção de gordura do seu dia, limite-se a aproximadamente uma ou duas colheres de sopa. "Mas não vale consumir essa quantidade junto a outras fontes de gordura, como frituras e carnes gordurosas", afirma a nutricionista. Lembre-se que a maionese caseira é livre de conservantes, mas deve ser consumida mais rapidamente, para não correr o risco de estragar.