publicidade

Chegue à hora do almoço sem tanta fome

Com o estômago roncando qualquer coisa faz você sair da dieta

POR MINHA VIDA - publicado em 04/05/2009


O almoço estava uma delícia, ruim mesmo é a culpa que vem depois. Os exageros na hora das refeições, no entanto, nem sempre são resultado de opções deliciosas à mesa. Na maioria dos casos, o que provoca as garfadas sem controle é uma sequencia de maus hábitos, que começa no dia anterior. A nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, conhece todos os seus inimigos de cor. A seguir, você encontra a ficha corrida de todos eles e aprende como faz para encarcerar este bando de uma vez, livrando a dieta das calorias que sabotam suas metas.

de 9

Café da manhã - Foto Getty Images

Comer bem no café da manhã

Ele é a principal refeição do dia. Após o repouso do sono, o organismo precisa e mais energia e os alimentos são os combustíveis. Comendo bem logo cedo, você controla o apetite não só no almoço, mas ao longo de todo o dia (diminuindo os exageros nas refeições).

Café da manhã - Foto Getty Images

Incluir as proteínas no café da manhã

Café e pão com manteiga são uma delícia, mas não oferecem os nutrientes de que seu corpo precisa para ficar saciado. As proteínas (carnes, ovos, leite e derivados) precisam estar presentes nas suas refeições desde cedo. "O ovo é a melhor fonte de proteína natural para o nosso organismo. Além da digestão fácil, o que dá disposição, o alimento apresenta alto valor biológico, ou seja, nosso organismo aproveita 94% dos nutrientes que o ovo traz" , afirma a nutricionista. 

Hora de comer - Foto Getty Images

Controle a hora do lanche matutino

Chegar à hora do almoço sem fome prejudica a dieta (afinal, você come mal e, dali a pouco, está com fome novamente, entupindo-se de bobagens). Mas o apetite sem tamanho rende pratos grandes demais. Para ficar no meio termo, o lanche da manhã é seu aliado: cerca de duas horas antes do almoço, coma uma fruta picada num iogurte desnatado. 

Jantar leve - Foto Getty Images

Faça um jantar leve

A quantidade calórica no almoço deve ser maior, pois haverá um maior gasto energético durante o decorrer do dia (a não ser nos casos das pessoas que trabalham à noite). No geral, o jantar deve ser mais leve e menos calórico. Desta forma, você acorda com fome e toma um bom café no dia seguinte. 

Dormir com fome - Foto Getty Images

Jamais durma com fome

Não é recomendável dormir com fome. Além de ter o sono agitado, você pode prejudicar funções vitais do organismo (como a circulação do sangue a digestão). Fora isso, a fraqueza e o desânimo ao sair da cama são certos, comprometendo todo o rendimento do dia. 

Beber água - Foto getty Images

Tome bastante água

A água ajuda a acelerar o metabolismo (suas células precisam de água para funcionar. Se elas estão hidratadas, todas as funções acontecem com mais eficácia, incluindo a queima de calorias). O ideal é tomar cerca de dois litros diários, mesmo sem sede. "Recomendo meus pacientes a beber dois copos de água a cada 30 minutos e tomar água antes da refeição, assim o apetite diminui em 15%", afirma a nutricionista. 

Café da manhã fibras - Foto Getty Images

Encha sua manhã de fibras

Frutas com casca, barrinhas e cereais integrais devem fazer parte do café e do lanche da manhã. Isso porque essa turma é rica em fibras que, não sendo digeridas pelo organismo, causam saciedade ao aumentar o volume do bolo alimentar. 

relógio no prato - Foto Getty Images

Almoce sempre no mesmo horário

Se você educa seu corpo com horários fixos para as refeições, seu apetite jamais sai do controle. "Chegando perto da hora de se alimentar, a fome aparece de leve e os exageros não encontram justificativa. Por mais gostosos que sejam os pratos, você come na sua medida", afirma a especialista do emagrecentro. 

castanhas - Foto

Coma duas castanhas meia hora antes do almoço

A castanha pertence ao grupo das oleaginosas e promove a diminuição do apetite, porque possui nutrientes que agem no sistema nervoso, aumentando a sensação de saciedade. 

ver texto completo


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X