É dia de lasanha, mas e a dieta?

Aposte na combinação certa para que a massa não interfira no emagrecimento

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 17/07/2009

O tão esperado almoço de domingo chega e é hora de pensar no prato que deixará o resto da família com água na boca só de bater os olhos. Surge então a receita coringa para o almoço do fim de semana: lasanha!

Mas, junto com o cardápio, aparece a dúvida: será que consigo seguir firme na dieta e não passar nem perto da massa? Justiça seja feita, não é fácil seguir um regime quando a tentação está ao alcance das mãos. Segundo a nutricionista chefe do MinhaVida, Roberta Stella, as massas tem menor quantidade de água em relação a outros alimentos.

Por isso, os nutrientes que fornecem calorias ficam mais concentrados como é o caso de carboidratos, proteínas e gorduras e o valor calórico aumenta. "Além disso, dependendo do recheio e molho escolhidos, as calorias vão às alturas", salienta a especialista.

A seguir, a nutricionista do MinhaVida dá algumas dicas para se deliciar sem prejudicar a dieta.

Molhos
A massa é campeã em molhos calóricos e o mais utilizado não está fora da lista: o molho à bolonhesa. A combinação de extrato de tomate com carne moída eleva as calorias de forma que todo o esforço que vem sendo feito pode ir por água abaixo por culpa de um único prato.

Quando o molho é essencial no prato, a dica é apostar somente no extrato de tomate, ou qualquer combinação de quatro queijos e molho branco. "A carne em si não é calórica, mas geralmente vem acompanhada de gordura, e é aí que a dieta sai prejudicada", explica Roberta Stella. 

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