publicidade

Aprenda a somar as calorias a favor da sua dieta

Entenda e dome os números que azucrinam as suas refeições

Por Minha Vida - publicado em 14/08/2009


Descubra seu
peso ideal

Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.

Ex: 75,5kg, 1,70m

É fácil encontrá-las no topo de qualquer rótulo alimentício e você já não consegue mais se livrar da mania de contá-las a cada delícia que leva à boca. Mas afinal, o que são as famosas e temidas calorias?

A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, esclarece: caloria é uma forma de medida que representa a energia dos nutrientes contidos nos alimentos.

Usando termos mais específicos, uma caloria é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de 1 litro de água em 1 grau Celsius. É por este motivo que, em nutrição, ela é chamada de quilocaloria. Isso também explica a abreviação Kcal, sempre vista nos rótulos dos alimentos e nas receitas.

Carboidratos, proteínas, gorduras e álcool fazem parte do time de nutrientes que fornecem calorias. Os carboidratos e as proteínas apresentam 4 calorias por grama. Já o álcool e a gordura disparam com 7 e 9 calorias por grama, respectivamente. Isso significa que, se o rótulo de um alimento indica 15 gramas de carboidratos, 1,4 grama de proteínas e 3,5 gramas de gordura, vai somar 97,1 calorias. O resultado é obtido através da expressão (15X4) + (1,4X4) + (3,5X9).

Mas por que controlar as calorias?

Todo tipo de dieta leva em consideração a soma diária de calorias, seja para manter o peso, emagrecer ou, ainda, ganhar massa muscular. Roberta afirma que cada pessoa apresenta uma necessidade calórica para deixar o ponteiro da balança equilibrado. De acordo com ela, o número ideal de calorias é obtido através de fórmulas específicas que questionam sexo, idade, peso, altura e prática de atividades físicas.

Representantes da energia fornecida pelos alimentos

Para eliminar aqueles indesejáveis quilinhos a mais, por exemplo, a receita não tem nenhum mistério. É necessário que a quantidade de energia fornecida pelos alimentos seja menor que a quantidade de energia gasta pelo organismo , explica a nutricionista. Esse déficit calórico fará com que o corpo queime o estoque de gordura para obter a energia que precisa. Emagrecer nada mais é que diminuir a gordura corporal em excesso , completa.

Atente às armadilhas

A soma de calorias, porém, está longe de ser a única ferramenta para montar o cardápio adequado. A especialista do Minha Vida alerta que as calorias são apenas um item a ser considerado na elaboração de uma dieta. Também é preciso prestar atenção na quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). Só somar as calorias não significa que a alimentação seja adequada .

homem fazendo compras

A nutri quer dizer que duas mil calorias de proteínas são numericamente iguais a duas mil calorias de gorduras, mas os valores nutricionais são completamente diferentes. O excesso ou a deficiência nutricional podem acarretar prejuízos à saúde. A recomendação é que o valor total de calorias diárias seja obtido da combinação adequada de macronutrientes , completa.

Se você tem bons hábitos alimentares, ingere diariamente legumes, frutas, verduras, cereais, leites e derivados, a monitoração da quantidade calórica pode ser válida, ajudando no controle de peso , garante Roberta. Por outro lado, somar as calorias de um cardápio repleto de alimentos refinados, açúcares e gorduras dificilmente surtirá efeito positivo na dieta.

Você pode até controlar a ingestão calórica. Mas, quando atingir o peso desejado, não vai saber montar uma alimentação balanceada. É preciso saber equilibrar os nutrientes doprato e saber a quantidade certa para consumi-los .

Truques na manga

Nada de transformar a conta de calorias em um tormento. Fugir das versões mais gordas dos alimentos é uma boa alternativa para economizar calorias sem precisar recorrer a uma calculadora. A preparação dos alimentos está diretamente ligada à quantidade calórica , lembra a nutricionista. Os alimentos fritos, por exemplo, esbanjam calorias, enquanto os grelhados e assados não se aliam ao nutriente mais rico em caloria por grama de peso, a gordura.

Se seu objetivo é diminuir as calorias do cardápio, recuse tentações como empanados, molhos à base de maionese e queijos amarelos, já que esses tipos de preparações que também contêm bastante gordura.

Para acelerar a queima de calorias, o segredo é praticar atividade física regularmente. E nem é preciso correr para a academia. Roberta afirma que pequenas atitudes do dia-a-dia surtem grandes efeitos.

Caminhar de casa até o trabalho, subir as escadas do prédio ou, ainda, fazer uma bela faxina na casa deixam o corpo em movimento e ajudam o organismo a eliminar o estoque de gordura , fala a especialista sobre hábitos simples que torram calorias.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X