publicidade

Deixe o cachorro quente mais saudável para a sua dieta

Substituir bacon e cheddar por vegetais aumenta valor nutricional do lanche

Por Minha Vida - publicado em 03/09/2009


No carrinho de rua, no supermercado, na lanchonete, nas festinhas infantis ou até mesmo em casa, o cachorro quente ou hot dog é um dos lanches mais populares entre adultos e crianças. Sua base é composta pela dupla pão e salsicha, mas a cada dia o brasileiro incrementa a receita com outros ingredientes.

A lanchonete Black Dog, de São Paulo, por exemplo, oferece aos seus clientes recheios com purê de batata, milho, cheddar, ervilha, catupiry e até carne moída. "Agora vamos lançar um hot dog natureba com queijo branco, salada, pão integral e salsicha", conta Leandro Neves, diretor geral da lanchonete. A ideia é propor uma alternativa mais saudável ao lanche que é uma tentação para qualquer dieta. E não é para menos.  

Deixe o cachorro quente mais saudável para a sua dieta

A desvantagem do cachorro quente é ser um alimento muito rico em calorias (por causa das gorduras) e pobre em nutrientes, vitaminas e sais minerais, como cálcio e ferro, essenciais para o organismo. "O ideal é comer o lanche com moderação, cerca de uma ou duas vezes na semana, para quem não tem outra opção", diz a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.

Quem gosta da versão mais enxuta do lanche pode ficar mais tranqüilo em relação ao ponteiro da balança, já que o que deixa o cachorro quente carregado de calorias são os seus acompanhamentos. "O valor calórico de um hot dog com apenas uma salsicha, pão e molho simples é de 290 calorias, enquanto que, acrescido de purê de batata, maionese, mostarda, katchup, milho, ervilha, queijo ralado, batata palha, ele pode chegar a 580 calorias", explica a nutricionista Amanda Epifânio.  

Mas é a salsicha que merece atenção especial quando o assunto é a saúde. A protagonista do lanche é um alimento formado por diferentes tipos de carnes, em geral carne bovina e suína, e mais a proteína texturizada de soja. "Essa mistura também leva diversos corantes e conservantes, muitos à base de sódio, tornando esse alimento contra-indicado ao consumo constante, por sobrecarregar o funcionamento dos rins. Além disso, conservantes como nitratos e nitritos, presentes em qualquer tipo de carne processada, estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de câncer de intestino", diz Amanda Epifânio.

Segue abaixo a tabela nutricional para cada 50 g:

Emagreça o hot dog

AlimentoKcal
Purê de batata56
Carne moída96
Queijo cheddar201
Requeijão catupiry117
Bacon250
Catchup75
Maionese170

Uma boa alternativa de incluir o cachorro quente na dieta é apostar nas preparações caseiras, agregando ao pão e a salsicha os molhos magros (à base de tomates frescos), além de verduras e legumes a gosto. Também recomenda-se deixar de lado a maionese e outros condimentos, em geral, cheios de sal, gordura e conservantes. "Folhas como acelga ou alface americana picadas bem finas podem dar ao lanche melhor valor nutricional, assim como a cenoura e beterraba raladas, somadas ao milho e ervilha que já são ingredientes tradicionais do hot dog", diz Amanda.

Valor calórico dos acompanhamentos para porções de 50 gramas

Todas as regiões


Simples

com pão, salsicha e molho simples

Valor calórico por unidade: 290 calorias
Carboidratos: 34g
Proteínas:14g
Gordura: 11g

Completo
com pão, salsicha, cheddar, milho, ervilha, batata palha, queijo ralado e bacon

Valor calórico por unidade: 637 calorias
Carboidratos: 53g
Proteínas: 31g
Gordura: 34g

São Paulo

Com maionese, mostarda, katchup, milho, ervilha, queijo ralado, batata palha e purê de batata

Valor calórico por unidade: 580 calorias
Carboidratos: 55g
Proteínas: 22g
Gordura: 30g 

Rio de Janeiro

Com salsicha, maionese, pimentão e queijo parmesão.

Valor calórico por unidade: 356 calorias
Carboidratos: 35g
Proteínas:20g
Gordura: 15g

Com pão de hot dog, salsicha ou linguiça fina (a escolha do cliente), vinagrete (tomate, cebola e pimentão), ervilhas, queijo parmesão ralado, azeitona verde, molhos (ketchup e mostarda)

Valor calórico por unidade: 430 calorias (com salsicha)
Carboidratos:44g
Proteínas:22g
Gordura: 18g

Com salsicha, pão, beterraba, cenoura, passas, queijo ralado, batata palha, milho, ervilha, molho completo e claro, katchup e maionese

Valor calórico por unidade: 600 calorias
Carboidratos: 60g
Proteínas:23g
Gordura: 30g 

Bahia

Na Bahia, em Salvador, o lanche pode ser encontrado com pão , salsicha, katchup, maionese, mostarda, ervilha, milho, ovo frito, molho vinagrete, queijo parmesão ralado, queijo, presunto e às vezes é adicionado a carne de hamburger e bacon

Valor calórico por unidade: 780 calorias
Carboidratos:44g
Proteínas: 40g
Gordura: 48g 

Natal

Pão de hot dog, salsicha, carne moída, frango desfiado, vinagrete (tomate, cebola e ,às vezes, pimentão), batata palha, ervilhas, milho, molhos (ketchup, maionese e mostarda) e queijo parmesão ralado.

Valor calórico por unidade: 800 calorias
Carboidratos: 47g
Proteínas: 46g
Gordura: 47g 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X