publicidade

Enlatados exigem cuidados no consumo

Siga nosso roteiro e fique livre de diarréia e intoxicação alimentar

Por Minha Vida - publicado em 02/06/2007


Sua despensa deve estar repleta deles. Práticos e acessíveis, os alimentos enlatados dominam a rotina alimentar de muita gente. Mas, por trás de tanta praticidade, escondem-se algumas ameaças à sua saúde: de desarranjos intestinais ao botulismo, tipo grave de intoxicação alimentar. (aprenda a se proteger da intoxicação alimentar)

Mas, tomando alguns cuidados, é possível lançar mão desses alimentos sem medo ou preocupação , tranqüiliza a nutricionista da Unifesp, Ana Maria Figueiredo Ramos. Com a ajuda dela, Minha Vida preparou um roteiro cheio de dicas para você passar longe de qualquer risco -- depois dele, no máximo, você vai poder reclamar dos arranhões causados pelo abridor de latas. (a dieta ideal inclui alimentos práticos e gostosos)Boicote as latas amassadas
Muitos dizem que as latas danificadas não têm influência alguma na qualidade dos alimentos, que a informação não passa de mito. Porém, Ana Maria afirma que é melhor prevenir. Ela explica que, ao ser amassada, algumas substâncias tóxicas presentes na parede interna da lata podem se desprender e se misturar com o alimento.

Além disso, latas amassadas são mais propensas à formação de bactérias. Pode haver um pequeno furinho na embalagem, que deixa o alimento exposto à luz e poeira das prateleiras , exemplifica Ana Maria, falando sobre a proliferação de bactérias. Quando vemos latas estufadas, significa que existem microorganismos fermentando lá dentro , completa. (antes de comprar, leia os rótulos)

A especialista da Unifesp lembra ainda que é importante ficar atento ao prazo de validade do produto. Se a idéia é fazer estoque, certifique-se que a data de validade é extensa , aconselha.(aprenda a conservar bem os seus alimentos)

Os cuidados não param por aí
Segundo a nutricionista, antes de abrir a lata, é fundamental que ela seja higienizada. A limpeza pode ser feita com água corrente e uma buchinha. Latas que não passam por esse procedimento de lavagem podem causar doenças como a leptospirose . Ela alerta que a bucha de lavar louça não deve ser a mesma da limpeza das latas. Para fugir dos resíduos, tenha uma bucha específica para cada uso .
E, se sobrar algum restinho, nada de mantê-lo na embalagem. (Aprenda a guardar os alimentos e conserve os nutrientes por mais tempo). Se permanecerem na lata, por serem muito condimentados, os alimentos acabam criando fungos. Dá, inclusive, para notar a levedura que se forma ao redor da lata .

Ana Maria conta que vasilhames de plástico são boas opções para preservar alimentos que restaram nas latas. Uma boa idéia é usar sempre os mesmos potinhos para cada tipo de alimento. Guarde os molhos à base de tomate em um recipiente e os pêssegos em calda, em outro, repetindo o procedimento e o pote, em outras ocasiões.

Fazendo isso, você evita que os gostos se misturem, já que o plástico adere facilmente às partículas dos alimentos. Vale lembrar também que a água que acompanha alguns enlatados não deve ser reaproveitada.



Alimentos frescos X enlatados
Os conservantes são participantes de peso na produção dos alimentos enlatados, já que, sem eles, os produtos não durariam. A nutricionista da Unifesp afirma que não existem métodos para driblar a quantidade de substâncias químicas usadas na fabricação dos produtos.

Você pode até lavar ou ferver determinados alimentos, mas os conservantes não vão sofrer nenhuma diminuição. Por terem sido produzidos juntos, não é possível retirá-los dos alimentos depois de prontos . (alimentos orgânicos são alternativa saudável)

A melhor alternativa para controlar a quantidade de conservantes, segundo a especialista, é procurar marcas de qualidade. Assim, é mais garantindo que você esteja consumindo alimentos que seguem os padrões de conservantes estipulados pelos órgãos de fiscalização .

Quando o assunto é valor nutricional, os enlatados ficam em desvantagem, comparando-os com os alimentos frescos. Entre os s que mais apresentam diferença de nutrientes se colocados lado a lado com suas versões naturais, estão a carne, as frutas e as compotas. Mas isso é bem variável, pois também depende da idoneidade do fabricante , ressalta Ana Maria.(se não gosta de carne, escolha outra proteína)

Quantas vezes por semana você consome enlatados?




Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X