Saiba tudo sobre o Pan

Conheça as modalidades esportivas, as expectativas dos atletas e prepare-se para torcer

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 02/06/2007

Entre 13 e 29 de julho o Brasil vai receber cerca de 5,5 mil atletas de 42 países, divididos em 28 modalidades esportivas. São os Jogos Pan-americanos que, este ano, serão sediados no Rio de Janeiro. Apresentando como mascote o ensolarado Cauê, a edição brasileira traz esperanças para muitos atletas locais, que treinam para trazer a primeira ou mais uma medalha para o ranking nacional, dependendo do esporte. Conheça agora as 33 modalidades do Pan e prepare a sua torcida! (entre no peso ideal e ganhe fôlego para praticar seu esporte favorito)

1) Atletismo símbolo do espírito olímpico, o atletismo é composto de várias especialidades, como a corrida de velocidade, revezamento e distância, o arremesso de peso e disco e o salto em altura e distância. Estreou nos Jogos Pan-americanos em 1951 e hoje é dividido em modalidades como provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country, e marcha atlética.

Eu consegui me classificar para o Pan bem cedo, por isso, tive tempo para descansar e nos últimos três meses dar um gás nos treinos. Espero realmente conquistar mais uma medalha. O sonho é vencer , conta Mário José dos Santos Júnior, que vai competir na modalidade de Marcha Atlética. (encontre uma planilha de treino para o seu nível)

2) Badminton conhecido como o esporte de raquete mais rápido do mundo, usa um elemento bem conhecido das crianças brasileiras: a peteca, que voa a uma velocidade que chega a 260 Km/h. Surgido na China, quando era jogado com os pés ao invés das raquetes, a modalidade entrou para o Pan em 1995 e conta com representantes brasileiros para a edição 2007. Fabiana Silva, Mariana Arimori, Paula Beatriz Pereira, Thayse Cruz, Guilherme Kumasaka, Guilherme Pardo, Lucas Araújo e Paulo Scala vão defender as cores verde e amarelo entre os dias 14 e 19 de junho.

"Conseguir vencer o Pan é difícil, mas conseguir a primeira medalha do Badminton do Brasil neste tipo de competição é algo que podemos sonhar sim. Em 2003, estivemos bem perto de conseguir a medalha e ela escapou por detalhes que agora estamos lutando e treinando muito para que não aconteça mais. Contamos com o apoio de toda a torcida brasileira para que possamos trazer para o Badminton do Brasil a tão sonhada e inédita medalha", anima-se Lucas Araújo, que está disputando seu segundo Pan. (saiba mais sobre a importância dos exercícios físicos)

3) Basquete criado nos Estados Unidos em 1891, pelo canadense James W. Naismith, o esporte estreou no Pan de 1951 e foi muito divulgado pela mídia, que elevou suas estrelas, em boa parte jogadores norte-americanos, à mesma categoria de astros de cinema, transformando o ato de encestar a bola numa arte. Para a edição 2007, o time feminino está confiante: A expectativa é de otimismo e de vitória. É claro que sabemos das dificuldades em razão das jogadoras que estão jogando fora do país e que não sabemos se virão para a equipe. Mesmo assim lutamos para ter sucesso , acredita Barbosa, técnico da equipe de basquete feminino.(antes de começar a treinar, entenda o papel de uma boa avaliação física)

4) Beisebol também estreante da 1ª edição dos jogos em 1951, o esporte surgiu no Egito antigo e hoje tem como característica o fato de todos os atletas ocuparem tanto as posições de ataque como as de defesa, sempre com o objetivo de marcar o maior número de pontos durante a partida.

5) Boliche o esporte predileto de Fred Flintstone, do desenho animado dos Flintstones, tem sua vez no Pan. Há registros de que já era jogado no Egito e é até citado na Ilíada, de Homero. Em 2007, os brasileiros Jacqueline Costa, Roseli Santos, Fabio Rezende e Rodrigo Hermes vão provar suas habilidades em derrubar pinos com a pesada bola de boliche entre os dias 23 e 26 de julho no Centro de Boliche Barra. (um bom tênis aumenta seu rendimento)

6) Boxe socos e golpes desferidos com luvas especiais são as característica desta que configura-se como uma das mais antigas formas de luta. Com duração de três rounds de três minutos cada, os atletas buscam a vitória por nocaute, quando um dos lutadores é derrubado e não consegue prosseguir, ou por pontos. A seleção brasileira conta com 22 boxeadores, entre titulares e reservas. (veja como o boxe ajuda na queima de calorias)

7) Canoagem com as opções de anoa ou caiaque e em ambientes diferentes (águas calmas para a canoagem de velocidade e águas turbulentas para a canoagem slalom), a modalidade só terá a opção de canoagem de velocidade na edição carioca do evento, o que não preocupa os atletas nacionais: "Estivemos nesse mês de maio participando de duas etapas da Copa do Mundo de Canoagem na Europa.

A participação foi muito boa para nossa preparação para o Pan, pois possibilitou que muitos atletas que ainda não têm esse tipo experiência pudessem enfrentar alguns canoístas de renome internacional que estarão competindo no Rio de Janeiro. Este ano esperamos bater o recorde de medalhas da canoagem brasileira em pan-americanos e vamos remar muito para isto acontecer", garante Sebastian Cuattrin, maior canoísta e recordista brasileiro em pan-americanos, acumulando nove medalhas. (conheça outros esportes para praticar na água)

8) Ciclismo a bike também tem vez no Pan e surgiu em 1816 na Alemanha. Hoje em dia lutando contra a imagem arranhada pelo doping, depois que grandes estrelas do esporte foram pegas abusando de substâncias proibidas, o ciclismo é disputado tanto individualmente quanto por equipes, em modalidades como velocidade e cross-country, esta última utilizando mountain bikes. (compare a corrida com a caminhada)

9) Esportes Aquáticos presente desde os primeiros jogos, a categoria engloba natação, pólo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais. No Rio de Janeiro, uma novidade: a estréia da maratona aquática, que será disputada na Praia de Copacabana. A natação, que já trouxe muitas medalhas para o Brasil na geração de Gustavo Borges, Fernando Scherer e Rogério Romero, vem renovada este ano, com muita expectativa sobre as atletas femininas. (hidro kick boxer é novidade na água)

10) Esgrima considerado um esporte aristocrático, usa o Florete, Sabre e a Espada como armas, com regras específicas para cada uma. Ganha quem somar um determinado número de toques (medidos através de fios e roupas especiais que contam cada toque) ou ficar uma certa quantidade de minutos sem ser atingido.

11) Esqui Aquático nesta modalidade uma pessoa conduz a lancha enquanto a outra é puxada por uma corda cujo tamanho-padrão é de 18,25 metros. O atleta precisa manter o corpo em equilíbrio na água a uma velocidade de 80 km/h e pode disputar trajetos com características diferentes: o Salom, Rampa e Truques. Operei o joelho no final do ano passado e só pude voltar a treinar cinco dias atrás. Estou me dedicando muito e sinto que estou bem forte para o Pan. Sei que tenho bastante chance de ganhar uma medalha , diz Marreco, atleta classificado para o Pan 2007.

12) Futebol paixão nacional, o futebol entra nos Jogos pan-americanos nas categorias futebol de campo e futsal, de salão. Como não podia deixar de ser, Brasil e Argentina são rivais na modalidade: os hermanos têm dois títulos a mais do que nós, ou seja, seis contra nossos quatro. (conheça todos os benefícios do futebol)

13) Ginástica - são três modalidades distintas; Ginástica Rítmica, Ginástica Artística e de Trampolim. Cada uma com suas particularidades, a rítmica é exclusiva para as mulheres, que dançam obedecendo a movimentos e regras. Na artística têm que ser realizados movimentos como salto, cavalo, argolas, barra fixa, paralelas e solo. E a de Trampolim o próprio nome avisa, saltos são dados usando uma rede como impulso. A brasileira Daiane dos Santos, mesmo com 24 anos, continua sendo alvo de grandes expectativa nos jogos de 2007. (veja o que uma aula de condicionamento físico pode fazer por você)

14) Handebol um tipo de futebol só que jogado com as mãos e com algumas regras diferentes. Este é o handebol, que entrou para os jogos em 1987 mas já era jogado na Grécia antiga e na Idade Média. No Brasil, a grande revelação é Felipe Borges, recém saído dos juniores e uma grande promessa para 2007.

15) Hipismo - aqui, atleta e cavalo formam uma equipe. E a importância de cada um é de tal forma dividida, que o hipismo também é um dos poucos esportes em que homens e mulheres competem uns contra os outros. É praticado em suas três categorias: saltos, adestramento e o concurso completo de equitação (CCE), cuja disputa dura três dias e envolve adestramento, prova de fundo e saltos. No Brasil, o esporte teve origem no meio militar e consagrou nas Olimpíadas de 2004, quando Rodrigo Pessoa levou o ouro no salto individual. Para 2007, continuamos favoritos na busca pelo primeiro lugar, com alguns novatos se destacando como Eric Zorzeto e José Luiz Guimarães.

16) Hóquei sobre grama a forma mais comum é sobre gelo, mas esta versão aposta na grama. As partidas são divididas em dois tempos de 35 minutos e disputadas por dois times de 11 jogadores e a meta é marcar o maior número possível de gols.

17) Judô nascida no Japão, esta luta marcial usa a força do oponente para derrubá-lo, não admitindo chutes ou socos. As lutas podem ser vencidas de vários modos, sendo o principal pelo ippon, o golpe perfeito, em que o adversário é levado a cair de costas contra o dojô ou imobilizado por 25 segundos. Para o Pan 2007, o Brasil vai contar com 13 judocas, entre eles Flávio Canto, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro (medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas), o campeão mundial Pedro Guedes e Priscila Marques. (aulas de luta condicionam e queimam calorias)

18) Karatê usada com auto-defesa pelos habitantes da ilha de Okinawa, no Japão, a arte marcial foi reformulada para entrar como um esporte de competição, evitando que chutes e socos causem ferimentos graves nos atletas e criando a modalidade kumite (combate um-a-um). O esporte é outra promessa de medalhas para o Brasil com destaque para brasiliense Lucélia Carvalho, de 28 anos, única atleta brasileira a conquistar dois títulos seguidos em Jogos Pan-Americanos em modalidades individuais.

19) Levantamento de Peso ganha quem levantar mais peso, e a disputa é dividida em três provas: o arranco, onde o atleta tem que colocar o peso em cima da cabeça num único movimento; o arremesso, que exige dois movimentos, supender o peso na altura dos ombros e erguê-lo sobre a cabeça e o aproveitamento total, que é a soma dos desempenhos nas anteriores. Para este Pan, a estrela brasileira chama-se Lauri Blair, medalha de prata na categoria arranque mais de 105 kg nos Jogos Sul-americanos de Buenos Aires. (acelere os resultados do treino de musculação)

20) Lutas - divididas em duas modalidades (greco-romana e livre), têm como principal diferença o uso das pernas: na primeira só se pode usar os braços e o tronco, enquanto que na segunda, é permitido. A esperança nacional sofre com a falta de patrocínio e mantém bicos e empregos paralelos para conseguir treinar: o carioca Antonie Jaoude, de 30 anos, tenta vencer a falta de tradição do esporte no Brasil ao lado de seu técnico, Roberto Leitão.

21) Patinação- sem tradição no Brasil, a modalidade tem duas modalidades, a Artística e a de Velocidade. Na primeira, homens e mulheres fazem evoluções na pista. Já na de Velocidade, a disputa é em pistas ou circuitos de rua.

22) Pentatlo Moderno conhecido como o mais completo dos esportes, o pentatlo é disputado em um dia, com uma série de provas: tiro, esgrima, natação, hipismo (saltos) e atletismo. Primeiro os atletas somam pontos de acordo com seu desempenho nas primeira provas e só aí define-se a ordem de largada para a corrida de 3.000m do atletismo. Esta é outra modalidade trazida pelos militares para o Brasil, que conta com a pernambucana Yane Marques, atual campeã sul-americana, como destaque.

23) Remo cada barco pode ter um, dois, quatro ou oito componentes, com ou sem timoneiro (conhecido como skiff). No Rio a competição vai acontecer na Lagoa Rodrigo de Freitas, e pode trazer medalhas para o país, com atenção especial para o remador Anderson Nocetti, considerado o melhor do Brasil.

24) Squash nesta modalidade, os jogadores se enfrentam em uma quadra de 9,75m por 6,4m e usam raquetes para atirar uma bola alternadamente contra uma parede frontal com 4,75m de altura. O Brasil traz várias esperanças de medalha, com atletas como Rafael Alarcon, número 42 no ranking dos atletas profissionais da Federação Internacional de Squash (WSF) e Karen Redsern, atleta que vai disputar o Pan 2007. A gente está indo para pegar a medalha. Tenho treinado desde o ano passado, faço musculação, fisioterapia, um treino bem intenso , anima-se Karen.(decifre as regras deste esporte incrível)



25) Softbol considerado uma versão light do beisebol, a modalidade é disputada apenas por mulheres nos Jogos Pan-americanos. Na prática, tem as mesmas regras básicas do beisebol, mas difere no tamanho da bola, que é maior, do campo, que é menor e no tempo de jogo, que também diminui.No Brasil, quem domina o jogo são as descendentes de japoneses, país que tem grande tradição no esporte.

26) Taekwondo aqui os atletas usam protetores para a cabeça e para tórax e abdome e podem dar chutes e socos no adversário, desde que acima da cintura. A paranaense Natália Falavigna é a grande atleta brasileira, além de mais sete praticantes da arte marcial.

27) Tênis o esporte popularizado por Guga surgiu ainda na Antiguidade, onde era praticado por praticados por gregos e romanos. Para o Pan, a equipe brasileira ainda aguarda definição, que virá pelas mãos do capitão Francisco Costa.

28) Tênis de mesa mais conhecido como ping-pong, o esporte entrou para os Jogos em 1983 e hoje é um dos mais praticados do mundo, com cerca de 40 milhões de competidores. "A preparação está sendo ideal. Tenho treinando intensamente no Brasil e participado de competições internacionais. Ainda vou fazer um treinamento de 10 dias no Japão antes do Pan e a expectativa é muito boa. Quero lutar para me tornar o brasileiro com o maior número de ouros em pan-americanos e não medirei esforços para isso", conta Hugo Hoyama, mesatenista recordista de medalhas de ouro em jogos Pan-americanos, com nada menos do que 10 medalhas.

29) Tiro Esportivo - com quatro categorias (pistola, carabina, tiro ao prato e alvo móvel), o tiro é disputado em 17 provas e surgiu no século XIX, na Suécia, chegando ao Brasil através dos imigrantes alemães e italianos para a Região Sul. Apesar das chances de medalha não serem as melhores para os brasileiros, contamos com a habilidade de atletas como o campeão Julio de Almeida, experiente medalhista de outros Pans.

30) Tiro com Arco disputado de forma individual e por equipes exige precisão em uma distância de 70m em relação ao alvo, que tem 1,22m de diâmetro e é formado por dez círculos concêntricos. Acertar a flecha na mosca vale dez pontos e em cada círculo seguinte perde um ponto. O Brasil ainda não selecionou seus atletas, o que só acontecerá em junho.

31) Triatlo A prova é uma dureza, com 1,5km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida e surgiu nos EUA na década de 70. O Brasil entra na disputa com três homens (o cearence Antônio Marcos, o paranaense Juraci Moreira e o carioca Virgílio de Castilho) e três mulheres (a paulistana Carla Moreno, prata no Pan de 99, a brasiliense Maria Ohata e a bi-campeã sulamericana Sandra Soldan).

32) Vela Com dois formatos básicos, a fleet race, em que competem todos contra todos, e a match race, em que dois barcos competem por vez, a vela é um esporte que nasceu de um meio de transporte que depois se tornou um lazer. Com 11 categorias diferentes de disputa, variando de acordo com o tipo de embarcação, o Brasil é forte candidato a medalhas, com estrelas como o heptacampeão mundial, bicampeão olímpico e tricampeão pan-americano Robert Scheidt, a dupla campeã em 2003 Bruno Bethlen e Dante Bianch, os velejadores João Carlos Jordão, Mauricio Santa Cruz, Daniel Santiago e Alan Adler e Torben Gral, maior medalhista da história do esporte brasileiro em Olimpíadas.

33) Vôlei com duas categorias, o de Quadra e o de Praia, o vôlei entreou para o Jogos em 1955 e, na edição 2007, é o objetivo da seleção masculina do técnico Bernardinho. Já para o técnico José Roberto Guimarães, da seleção brasileira adulta feminina de vôlei, Os Jogos serão importantes para todos porque a seleção feminina não joga uma competição decisiva há bastante tempo no Brasil. Nosso objetivo é chegar à final. Ganhar a medalha de ouro no Maracanãzinho lotado é um sonho. Para isso, teremos muitos adversários de peso pela frente, como Cuba, Estados Unidos, Porto Rico e República Dominicana. Precisamos treinar bastante para formarmos uma seleção forte para representar o Brasil", diz ele.

Curiosidades do Pan
- A primeira edição dos Jogos Pan-americanos deveria ter acontecido em 1942, mas a entrada dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial retardou o evento. A estréia acabou acontecentendo em 1951, entre 25 de fevereiro e 9 de março na cidade de Buenos Aires, na Argentina e contou com 2.513 atletas de 21 países, entre 18 modalidades esportivas.
- O ex-presidente da FIFA, João Havelange, fez parte da equipe brasileira de pólo aquático na 1ª edição dos jogos.
- O Brasil não é estreante como sede dos jogos: em 1963, a 4ª edição do evento foi realizada na cidade de São Paulo e conseguiu reunir cerca de 40 mil pessoas na Cerimônia de Abertura, realizada no Estádio do Pacaembu.
- Em 1955, o boxeador Luis Ignácio garantiu o primeiro ouro brasileiro na modalidade. O boxe brasileiro ainda conseguiria mais duas medalhas em 1959, em Chicago, e três em São Paulo, em 1963.
- Foi ainda em 1955 que o vôlei fez sua primeira aparição, com medalha de bronze para o Brasil, que levaria o ouro mais tarde, em 1959.
- O autor da música tema do seriado Missão Impossível, o argentino Lalo Schifrin, compôs também o tema de abertura do pan de 1987, que foi em Indianápolis, nos Estados Unidos.
- Caracas, na Venezuela, sediou a edição que mais teve dopings na história:17 atletas foram pegos nos exames.
- O já falecido atleta Adhemar Ferreira da Silva foi bicampeão no salto triplo no Pan de 1955 e, mais tarde, primeiro brasileiro a ganhar medalha no atletismo em uma Olimpíada.



Qual o esporte mais estranho que você já praticou? Como foi?



PUBLICIDADE