Oleaginosas ajudam a combater a síndrome metabólica

Castanhas aumentam a produção de serotonina e previnem problemas cardiovasculares

Por Minha Vida - publicado em 03/11/2011


Já é comprovado que comer oleaginosas faz bem ao coração, mas um novo estudo relaciona esse alimento com melhorias na síndrome metabólica - um conjunto de fatores de risco que inclui hipertensão arterial, obesidade abdominal, níveis elevados de colesterol e resistência à insulina, que aumentam o risco para diabetes e doenças cardíacas. Os resultados aparecem no Journal of Proteome Research.

Para chegar à conclusão, pesquisadores da University of Barcelona, junto à Rovira i Virgili University, ambas na Espanha, selecionaram 42 pessoas com síndrome metabólica. Durante o experimento, 22 delas ingeriram uma dieta rica em oleaginosas por 12 semanas e as 20 restantes evitaram este grupo de alimentos.

Os cientistas analisaram as substâncias excretadas na urina dos pacientes e encontraram evidências de várias mudanças saudáveis. Uma das surpresas foi que o consumo de oleaginosas - como nozes, amêndoas e avelãs - melhorou os níveis de serotonina dos pacientes com síndrome metabólica. A serotonina é uma substância relacionada à sensação de fome - quanto mais serotonina, menor a vontade de comer. Esse neurotransmissor também faz com que as pessoas se sintam mais felizes e melhora a saúde do coração. Outro efeito benéfico da ingestão de oleaginosas foi que elas reduziram os níveis de substâncias associadas à inflamação e outros fatores de risco de problemas cardiovasculares em pacientes com síndrome metabólica. 

Inclua as oleaginosas em seu cardápio

Veja as qualidades de cada uma das oleaginosas:

Castanha-do-pará: é rica em ômega 3, magnésio e selênio, poderosos antioxidantes. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, previne diabetes, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas e melhora a função cardiovascular. Consumo diário: de 2 a 3 unidades.

Castanha de caju: fonte de zinco, proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). Consumo diário: 3 unidades.

Avelãs: possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenças cardíacas. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteoporose. Consumo diário: Até 10 unidades

Amêndoas: têm alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Também é uma potente fonte de proteína. Possui poucas calorias se comparada a outras oleaginosas. Consumo diário: 10 a 12 unidades.

Nozes: a vitamina E é um dos maiores destaques. Também é rica em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio. Previne contra diversos tipos de câncer, controla a pressão arterial e diminui a vontade de comer doce. Consumo diário: Até 5 unidades. 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui