Especialidades de todo o Brasil para aquecer seu inverno

Receitas típicas de Norte a Sul do país espantam o frio e os males da saúde

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 10/07/2007

A fim de variar o cardápio e dar proteção extra ao organismo na estação mais fria do ano, o Minha Vida selecionou cinco receitas de sopas poderosas para você deliciar neste inverno. Representantes das diferentes regiões brasileiras, as preparações típicas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul ainda dão um sabor especial às férias de julho, mesmo que você não saia de casa. (Esfriou? Aproveite para emagrecer)

Conte com a especialidade do Norte, por exemplo, para desfrutar de uma boa variedade de vitamina e minerais. O responsável por tais vantagens é o caranguejo, que entra em cena como um dos ingredientes principais do prato. (Peixes promovem uma onda de boa saúde ). Entre o time dos minerais que se destacam nos frutos do mar, fósforo, cálcio e fluoreto se encarregam de dar uma forcinha para manter os ossos e dentes saudáveis. Já para ajudar na produção de células sanguíneas, tecido conjuntivo e fibras nervosas, o cobre exerce seu trabalho.

O prato que representa o Nordeste brasileiro vem da Bahia. O feijão verde toma a frente dos demais ingredientes e, além de dar origem a um prato delicioso, soma poucas calorias (apenas 102 por porção). A leguminosa é rica em micronutrientes com ações antioxidantes, como os carotenos, a vitamina C e o ácido fólico, que protegem as artérias contra o acúmulo de gordura, deixando você livre das doenças cardiovasculares. (Alimentação reduz risco de doenças cardíacas em até 80%)

Outra sopa que ganha medalha na categoria leveza vem do Paraná, na região Sul. Com pinhão cru, a receita soma 98 calorias e muitos benefícios à saúde. (Faça uma avaliação nutricional gratuita e monte o cardápio ideal para você). Como toda oleaginosa, o pinhão é capaz de reduzir o risco de males do coração em até 39%, se consumido cinco vezes por semana, já que aumenta o número de receptores de colesterol ruim (LDL) nas células. Confira, a seguir, todas as receitas e saboreie pratos repletos de saúde.



Norte
Sopa de caranguejo Amapá

Ingredientes
¼ de xícara de azeite de oliva
4 dentes de alho espremidos
2 cebolas grandes cortadas em pedaços
½ kg de massa de caranguejo
1 pitada de cominho
6 tomates picados
5 batatas cozidas e espremidas
6 ovos cozidos e esmigalhados
¼ de xícara de azeite de dendê
2 vidros de leite de coco (500 ml)
½ xícara de azeitona verde picada
1 maço de cheiro verde ou coentro
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. Junte o caranguejo, o cominho, o tomate e a pimenta do reino. Cozinhe até o tomate ficar macio. Junte a batata e o ovo. Acrescentar dois litros de água e ferver por 30 minutos. Adicionar o dendê, o leite de coco, a azeitona e o coentro. Sirva quente.

Rendimento: 12 porções
Valor calórico por porção: 349 calorias

Nordeste
Sopa de feijão verde Bahia

Ingredientes
200 g de feijão verde
2 batatas médias
1 cebola média 1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga light
Sal e água



Modo de preparo
Coloque numa panela água suficiente para a sopa, o azeite, a cebola, o sal e as batatas. Depois de cozinhar, passe pela peneira. Volte ao fogo e coloque o feijão verde picado. Cozinhe sem deixar amolecer.

Rendimento: 6 porções
Valor calórico por porção: 102 calorias

Centro-oeste
Sopa creme de piranha Mato Grosso

Ingredientes
6 piranhas limpas
3 cebolas
2 pimentões
Sal e limão a gosto
5 colheres de sopa de molho shoyo
1 kg de mandioca ralada
1 maço de coentro
3 tomates
1 xícara de óleo

Modo de preparo
Corte as piranhas ao meio e temperar com sal e limão. Coloque o óleo em um caldeirão junto com as piranhas e refogue. Acrescente os temperos cortados em pedaços grandes. Coloque três litros de água e ferva até derreter a piranha. Coe e volte o líquido para o caldeirão. Coloque para ferver com a mandioca ralada e o shoyo, por 6 minutos. Apague o fogo, junte o coentro picadinho e tampe o caldeirão por alguns minutos. Sirva com torradas.

Rendimento: 15 porções
Valor calórico por porção: 318 calorias



Sudeste
Caldo Verde Rio de Janeiro

Ingredientes
1,5 litro de caldo de galinha
150 ml de azeite de oliva
1 kg de batata
250 g de couve
1 cebola grande
1 lingüiça calabresa
1 dente de alho
Sal

Modo de preparo
Pique a couve e a calabresa. Cozinhe e amasse a batata. Pique a cebola e o alho. Junte o caldo de galinha ao alho, à cebola, à batata e à metade do azeite e ferva por 10 minutos. Adicione a lingüiça, a couve e o restante do azeite e ferva por mais 10 minutos.

Rendimento: 8 porções
Valor calórico por porção: 382 calorias

Sul
Sopa creme de pinhão - Paraná

Ingredientes
1 xícara de pinhão cru
1 litro de água
1 cubinho de caldo de carne
Limão, cebola e alho a gosto

Modo de preparo
Passe os pinhões, a cebola, e o alho no liquidificador, misturando um pouco de água. Coloque os ingredientes já triturados, o caldo de carne e o limão em uma panela com o restante da água, mexendo sempre.

Rendimento: 4 porções
Valor calórico por porção: 98 calorias

PUBLICIDADE