publicidade

Pular a sobremesa ajuda a controlar o peso de mulheres na pós-menopausa

Estudo também aponta frituras e bebidas açucaradas como vilões

Por Minha Vida - publicado em 28/08/2012


Mulheres na pós-menopausa que desejam controlar o peso podem atingir seu objetivo seguindo três regras simples: cortar carne e queijo, comer mais frutas e verduras e deixar sobremesa e bebidas açucaradas de lado. Isso é o que recomenda um estudo publicado nesta semana no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Por meio do acompanhamento de cerca de 500 mulheres foi possível identificar alimentos que fazem toda a diferença quando o assunto é o ponteiro da balança nesse período da vida da mulher.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores liderados por um especialista da University of Pittsburgh, nos Estados Unidos, acompanharam participantes com sobrepeso ou obesidade na pós-menopausa durante quatro anos. No início da análise, todas as participantes responderam a uma avaliação sobre sua alimentação no último mês e depois tiveram seu peso registrado. O procedimento foi repetido seis meses depois e, novamente, ao final do estudo.

A comparação das respostas mostrou que reduzir o consumo de sobremesas, frituras e bebidas com adição de açúcar, comer mais peixe e evitar fazer refeições fora de casa estava associado à redução do peso em curto prazo. Neste quesito, as sobremesas e a bebida foram os itens que mais contribuíram para a manutenção do peso. Mas eles descobriram ainda que hábitos como comer mais frutas e verduras e consumir menos carne e queijo aumentavam a probabilidade de não ganhar peso em longo prazo.

Para o autor da pesquisa, os resultados podem servir como guia para mulheres que têm medo de ganhar peso após a menopausa. Isso acontece devido às mudanças hormonais que o corpo sofre no período. Além de ganharem volume abdominal e reduzir quadris e coxas, as mulheres ainda são vítimas da mudança de proporção da gordura e da massa muscular. A massa magra tende a diminuir, enquanto a massa gorda sofre aumento.

Alimentação na menopausa

Não existe momento certo para adotar uma dieta equilibrada, mas apostar em um cardápio saudável antes da menopausa pode ser crucial para o bem-estar feminino. Primeiro porque ameniza sintomas típicos do período, como ondas de calor e suores noturnos. Depois porque garante a manutenção do peso na pós-menopausa, fase em que é comum ganhar alguns quilos. Confira alimentos que não podem ficar de fora do seu prato:

Soja
A soja é rica em isoflavona, fitoquímico capaz de atenuar os sintomas da menopausa por atuar como substituto do estrógeno, hormônio que sofre queda nesta fase. Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu são a quantidade mínima diária para obter esses benefícios.

Cálcio
Consequência da menopausa, a diminuição da densidade mineral dos ossos pode levar à osteoporose. Por isso, consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, sardinha e brócolis é fundamental. Só tome cuidado com as combinações que você faz com essas opções. Cafeína, carne e feijão diminuem a absorção desse nutriente pelo corpo.

Magnésio
A deficiência de magnésio no organismo pode causar fadiga e atrapalha o processo de produção de energia do copo. A relação é comprovada pelos baixos níveis do mineral em pessoas que sofrem de depressão. Inclua nozes, castanhas, amêndoas, atua e salmão no prato.

Sódio
Controlar a ingestão de sódio pode ajudar a reduzir o inchaço. Mas apenas deixar de adicionar sal à comida pode não ser o suficiente. Enlatados, produtos em conserva e industrializados também devem ser cortados da dieta. Se não for possível, tente tirar o excesso de sal dos alimentos, enxaguando azeitonas ou palmitos antes de consumi-los.


Faça sua avaliação de peso. É rápida e gratuita Seu peso dos sonhos é o ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso
atual e sua meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X