Saiba como incluir doces na dieta

Comparar rótulos e usar poucos ingredientes nas receitas é essencial

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 13/08/2007

Por mais esforçado que você seja durante o período de dieta, não tem jeito: o paladar parece implorar por um sabor doce depois das refeições. Na maioria das vezes, o jeito é recorrer a um potinho de gelatina ou a uma boa fruta. Ponto para você, já que elas realmente são as melhores opções de sobremesa, levando em conta seus nutrientes e as poucas calorias que somam.

Mas nem sempre elas dão conta de acalmar a formiga que se instala no seu estômago. Motivo de desespero? Não mais: fomos atrás de quem entende do assunto e conseguimos uma lista caprichada de guloseimas deliciosas que não põem seu cardápio a perder. Siga os conselhos dados pela responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, e mantenha a forma sem deixar de aproveitar o sabor doce da vida.

Faça dos rótulos alimentícios o seu guia

Nada de se deixar levar apenas pelo valor calórico ao selecionar sua delícia preferida nas prateleiras do supermercado. Na hora de avaliar o rótulo das sobremesas em versão light, você precisa estar atento a todas as características nutricionais.

A quantidade de calorias é consequência da composição dos macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas). Mas, dentro disso, é importante avaliar a presença de açúcares, nomeados como sacarose, e gorduras saturadas, maléficas para o organismo. Quanto menor as quantidades destes nutrientes, melhor, explica a nutricionista.

Rótulo - Foto Getty Images
Rótulo

Mais uma dica de Roberta para não cair na pegadinha das calorias é comparar os rótulos dos produtos convencionais com os da versão light. Com os dois lado a lado, dá para ter uma idéia melhor de que a troca realmente vale à pena. Uma sobremesa que apresenta redução de açúcar, mas, em contrapartida, sofre um aumento de gordura, é classificada como light. Nesse caso, a quantidade de calorias pode não sofrer modificação significativa, nem compensando para quem está de dieta.

Diminua as calorias das sobremesas caseiras

A troca de ingredientes que participam de grande parte das receitas doces é o segredo para reduzir as calorias da sobremesa. Roberta recomenda substituir as versões integrais pelas desnatadas, principalmente de alimentos como leite, iogurte, creme de leite e leite condensado. Trocar o açúcar pelo adoçante também é vantajoso para quem quer preparar uma sobremesa que não transborde calorias.

Cozinhar - Foto Getty Images
Cozinhar

As frutas podem entrar em cena com papel de destaque em diversos doces caseiros. Além de fornecerem poucas calorias, elas oferecem muitos nutrientes, incentiva a especialista do Minha Vida. Como sugestões, Roberta aponta mousses de frutas, pudins e flans.

Quanto menos ingredientes forem adicionados à preparação, menos calórica ela será. Fuja dos bolos e de receitas mais complexas, aconselha.

Delicie-se com moderação

Um erro comum dos fãs de produtos light é acreditar que, por conterem menos calorias, é possível desfrutar de porções maiores do que as versões tradicionais. Alimentos light não são sinônimos de comida à vontade. Se a sobremesa for industrializada, verifique no rótulo a quantidade referente à informação nutricional e respeite o tamanho da porção para não extrapolar nas calorias.

Quando a intenção é diminuir o valor calórico total da alimentação, os alimentos light também devem ser consumidos controladamente, ensina a nutricionista.