Faça até a sua dieta render na hora do expediente

Chega de deixar a rotina profissional acabar com o seu emagrecimento

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 22/08/2007

A rotina agitada do escritório, repleta de tarefas e reuniões inadiáveis, acaba fazendo você tropeçar na dieta? Algumas situações típicas do ambiente de trabalho realmente podem se transformar em armadilhas a favor dos quilos extras. Se você está disposto a ultrapassar as barreiras do dia-a-dia para que o excesso de trabalho não se transforme também em excesso de peso, é preciso reconhecer tais ciladas e driblá-las com categoria. (Acabe com os 13 maus hábitos que azaram sua dieta)

Para te ajudar a vencer esta batalha, a dupla de especialistas do Minha Vida, Roberta Stella e Valéria Alvim, aponta as situações de risco e dá todos os conselhos para você ter sucesso profissional, sem afundar a vida pessoal nos quilinhos a mais.



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Almoço relâmpago
Na hora da pressa, é comum nomear lanches rápidos como representantes do almoço. Além dos sanduíches e salgados típicos do almoço apressado apresentarem um alto valor calórico, a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, alerta para outras agravantes: comer apressadamente, sentado à frente do computador, lendo ou exercendo alguma outra atividade, faz com que a alimentação não receba a atenção necessária. Assim, a textura e o sabor dos alimentos passam despercebidos e a qualidade alimentar cai, você pode até comer mais .


Mais uma desvantagem dos almoços relâmpagos apontada pela nutricionista é que a combinação entre alimentos muito calóricos e a falta de atenção na hora de se alimentar dão uma falsa sensação de saciedade. (Aprenda a combinar os alimentos e vença a balança com saúde). Você acaba se sentindo satisfeito mais rapidamente, porém, a fome também volta a aparecer mais rápido , afirma. Segundo Roberta, o ideal é ter, pelo menos, 30 minutos para almoçar. É tempo suficiente para que haja uma boa mastigação e o processo de digestão seja adequadamente iniciado .


Aproveitar os minutos do horário de almoço para se exercitar também é uma boa alternativa para quem trabalha muito tempo sentado e não encontra horas livres para praticar exercícios. Pessoas que desempenham tarefas ativas costumam ter mais vigor e permanecem em forma. Já a união de trabalhos estáticos com falta de atividade física acaba resultando em acúmulo de tensões , avalia a consultora de atividade física do Minha Vida, Valéria Alvim.


Ir caminhando para o trabalho, usar a escada em vez do elevador e fazer alongamentos durante o dia para aliviar as tensões são medidas simples para se manter mais ativo , aconselha Valéria. (Ginástica na hora do expediente aumenta produtividade). De acordo com ela, hoje em dia, também é fácil encontrar academias que oferecem programas de circuitos de meia hora. Trinta minutos de exercícios ajudam não só na manutenção da saúde, como na perda de peso .


A consultora de atividade física ressalta a importância da avaliação física, já que é preciso calcular a intensidade certa dos exercícios para cada pessoa. Existem pessoas que emagrecem somente com uma caminhada suave. Tudo é muito variável porque depende de fatores como histórico esportivo, dieta e metabolismo . Sobre os resultados, Valéria afirma que o tempo de resposta do corpo é individual, mas que as melhoras no bem-estar são visíveis a curto prazo. (10 mandamentos para treinar sem fome nem desânimo )



Reuniões calóricas
Quando o almoço vira palco de encontros e reuniões de negócios, o tombo pode ser ainda maior. Já de início, evite o couvert oferecido pelos restaurantes. Normalmente, é composto por pães e patês com quantidade significativa de calorias , atenta Roberta Stella.

A dica da nutricionista para não furar a dieta mesmo com a agenda cheia de almoços de negócios é escolher os pratos mais saudáveis dos cardápios, como saladas, legumes refogados e grelhados. As frutas são sempre as melhores opções para a sobremesa" , completa.(mas existem outras opções de doces light, aproveite)

Horas e quilos extras
Roberta ressalta mais uma situação de trabalho que pode prejudicar você na luta contra o ponteiro da balança: as horas além do expediente. A necessidade de esticar o horário de trabalho sem uma programação prévia facilita a ingestão de alimentos altamente calóricos. Exemplo disso é repartir uma pizza com os colegas de escritório .


Para não sucumbir ao erro, a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida recomenda pedidos em restaurantes que se destacam pelos pratos saudáveis que oferecem. Procure por sucos naturais, sanduíches no pão integral com ingredientes magros como queijo branco, peito de peru, atum e alface na hora de recorrer ao delivery .


Quando as horas extras forem previstas, é ainda mais fácil resistir à tentação e às calorias excessivas. O conselho da nutricionista é preparar os lanches em casa, precavendo-se com frutas, iogurtes, biscoitos integrais e barrinhas de cereal. Além de serem saudáveis, são lanches práticos, ideais para consumir no escritório . (nem toda substituição é um negócio. Veja as trocas que valem a pena)

Happy hours regadas a álcool
Para descontrair com o pessoal do escritório e não somar calorias vazias ao seu cardápio, o conselho da nutricionista é limitar as happy hours a uma vez por semana. Mesmo assim, também é importante controlar a ingestão dos petiscos e das bebidas. Tenha um cuidado redobrado com a cerveja. Além de ser a bebida mais típica dos encontros pós-expediente, é difícil ficar só no primeiro copo .(entenda por que o álcool prejudica o seu organismo)

Se não deu para resistir e você extrapolou na dose, é válido diminuir a quantidade calórica do cardápio do dia seguinte e investir nos exercícios aeróbios. "Quem deseja emagrecer, deve trabalhar de forma mais intensa, gastando mais calorias do que as ingeridas" , lembra a consultora de atividade física Valéria.


Viagens engordativas
Quando as viagens a trabalho são aliadas do seu sobrepeso, a estratégia é contar com a disciplina e força de vontade para driblar as tentações dos restaurantes de hotéis. Entre as delícias típicas de cada cidade, também dá para encontrar alternativas saudáveis. Escolha sempre os alimentos que não fogem da sua rotina alimentar e que devem fazer parte do dia-a-dia de uma alimentação saudável. Quanto mais simples forem suas refeições, mais fácil controlar a qualidade do que ingere . (Todas as vantagens de substituir as frituras pelos grelhados)


Já o conselho da consultora de atividade física Valéria Alvim para não perder o pique ao passar alguns dias longe da academia, é aproveitar as opções oferecidas pelo local. Muitos hotéis disponibilizam equipamentos de musculação e atividades aeróbias para seus hóspedes. Caso você queira fugir da sala de aula fechada, procure atividades diferentes em seu tempo livre, como a prática de esportes radicais tipo arvorismo, trekking, caving e rafting . (Trilhas com visual divino para quem curte malhação outdoor)



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