Frutas secas multiplicam as calorias das versões frescas

Apesar de bem mais práticas, elas podem pôr a sua dieta a perder

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 06/09/2007

A variedade de frutas secas recheia as prateleiras dos supermercados e a despensa de quem quer dar uma adoçada no cardápio, sem descascar um abacaxi. Mas será que elas são tão indicadas à dieta quanto as frutas in natura, que devem participar de, pelo menos, três refeições do dia? (Monte o cardápio certo para atingir seu peso ideal)

A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, explica que a principal diferença entre os dois tipos de fruta é a quantidade de água na composição. Se considerarmos 100 gramas dos dois alimentos, por exemplo, as frutas secas vão apresentar mais nutrientes que as frutas in natura, por serem mais concentradas. Porém, a quantidade de calorias também aumenta , aponta a nutricionista.

O alerta vale para as pessoas que seguem um menu voltado para a perda de peso. Como as frutas secas são mais leves, a tendência é consumir uma quantidade maior em relação à ingestão de frutas frescas. E caso as frutas desidratadas não sejam consumidas moderadamente, elas podem, sim, prejudicar a dieta , afirma Roberta. (Eles são amigos da dieta, mas nada de abusar)

Além disso, muitas frutas desidratadas recebem açúcar refinado para aumentar o tempo de conservação. Não precisa estender muito o pensamento para perceber que, conseqüentemente, o valor calórico aumenta bastante.

Pese os prós e contras
O processo de desidratação apresenta pontos positivos e negativos em relação ao aproveitamento dos nutrientes. Segundo a especialista do Minha Vida, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais ficam mais concentrados e, por isso, são fornecidos em abundância pelas frutas secas. Por outro lado, alguns nutrientes termo sensíveis, como a vitamina C, são perdidos durante o procedimento de retirada da água . (Vilão ou mocinho? Conheça as funções dos carboidratos).

Entre as vantagens das frutas desidratadas, Roberta ressalta que elas são excelentes alternativas para os lanches que antecedem e também os que são feitos depois dos exercícios físicos. Como são boas fontes de carboidratos, as frutas secas evitam a hipoglicemia durante a prática de atividade física e repõem as energias depois do esforço . (10 mandamentos à mesa para treinar sem fome nem desânimo)



Se você sofre com a constipação intestinal, as frutas desidratadas podem se transformar em aliadas. De acordo com a nutricionista, a concentração de fibras nestes alimentos faz com que a recomendação diária de 30 gramas seja atingida mais facilmente. A dose certa de fibras auxilia na eliminação do bolo fecal.

Compare, a seguir, as variações de calorias em 100 gramas das duas versões de frutas. (Ler os rótulos alimentícios vai muito além das calorias )

Abacaxi: 58 kcal
Abacaxi seco: 150 kcal

Ameixa: 55 kcal
Ameixa seca: 233 kcal

Banana: 92 kcal
Banana seca: 347 kcal

Damasco: 131 kcal
Damasco seco: 204 kcal

Maçã: 65 kcal
Maçã seca: 343 kcal

Manga: 65 kcal
Manga seca: 317 kcal

Tâmara: 178 kcal
Tâmara seca: 280 kcal

Uva: 76 kcal
Uva passa: 299 kcal



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