Repolho ajuda a prevenir o câncer de intestino

Alimento também tem ação anti-inflamatória e é rico em vitamina C

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 28/07/2015

Rita Novais
Nutrição - CRN 6609/SP
especialista minha vida

Quando somos crianças, muitas vezes torcemos o nariz para o repolho, mas incluí-lo na alimentação infantil e prezar por tê-lo em nossa alimentação durante a vida adulta é fundamental, pois este alimento é riquíssimo. 

O repolho é uma fonte de vitamina C, que melhora a imunidade, potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial, folatos, betacarotenos, aliados da pele e visão, vitamina K, que melhora a coagulação sanguínea, e vitamina B6, que previne anemia. 

O alimento também conta com manganês, fibras, potássio, vitamina B1, cobre, colina, aliada do cérebro, fósforo, vitamina B2, magnésio, que é bom para o cérebro, cálcio, importante para os ossos, selênio, essencial para a tireoide, ferro, que previne anemia, ácido pantotênico, niacina e pobre em calorias. Surpreendente, não acham? 

Com todas essas características, o repolho auxilia no funcionamento do intestino, na diminuição do colesterol e aumenta a saciedade. As antocianinas encontradas no repolho roxo são compostos anti-inflamatórios, mas todos os tipos de repolho contêm quantidades significativas de polifenóis que fornecem benefícios anti-inflamatórios. 

Mais há mais um benefício, que é um verdadeiro bônus presente no alimento: Os glicosinolatos são os grandes trunfos do repolho, pois estudos dizem que o consumo de repolho evita o câncer de intestino. 

O repolho pode ser incluído na dieta cru, em saladas ou ainda refogado ou no recheio de alimentos. Também pode ser batido e consumido com sucos de frutas. 

A quantidade recomendada de repolho fica por volta de 1/2 a 1 xícara, vai depender se a pessoa tem pré-disposição a formação de gases, pois esse alimento pode aumentar a produção de gases, principalmente se ingerido em excesso. O repolho pode ser consumido diariamente, não é necessário fazer intervalos. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não