Alimente a família com pratos saudáveis sem perder tempo na cozinha

Microondas é seu maior aliado para manter a forma e a saúde, aproveite

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 22/04/2008

Nada melhor do que apostar na praticidade do microondas e dos congelados para fazer um almoço rápido e ganhar tempo com outras mil tarefas. E sim, essas refeições, desde que preparadas corretamente, podem ser bastante nutritivas.

Para preparar um cardápio saudável e rápido, sem nenhum tipo de pré-preparo, a sugestão é se valer das inúmeras alternativas propostas na prateleira de congelados dos supermercados, como tortas ou carnes. Quando for consumir produtos congelados industrializados, tente escolher aqueles que possuem

 algum tipo de legumes ou verduras na sua preparação e verifique no rótulo das marcas quais delas apresentam menor quantidade de gordura, ensina a nutricionista Elizabete De Paola da consultoria Vital Nutri, de São Paulo.

A combinação ideal é consumir alimentos congelados junto com os alimentos frescos. No caso, o prato principal pode ser congelado e acompanhado de uma salada bem diversificada ou por um suco preparado com duas ou até três frutas frescas. Isso irá aumentar o fornecimento de vitaminas que são perdidas durante os processos de congelamento e descongelamento , explica a nutricionista da Vital Nutri.

Na feira
Para não perder tempo na feira, uma alternativa é comprar aquelas bandejas de saladas prontas para o consumo, que fornecem uma vasta variedade de folhas. As verduras, legumes e carnes são ideais para congelar desde que estejam reservados em porções para uma única refeição. Para poupar tempo e evitar aborrecimentos na hora da localizar os diferentes alimentos no freezer, divida o interior do congelador em áreas para cada tipo de alimento, como: hortaliças, frutas, carnes, peixes e frutos do mar, pratos prontos, massas e sobremesas.



As regras básicas para que sejam mantidas as características físicas, químicas e biológicas dos alimentos quando congelados são:
- Escolher alimentos de ótima qualidade;
-Acondicionar com muito cuidado os alimentos a serem congelados e retirar todo o ar de dentro das embalagens, pois, o ar prejudica o processo de congelamento;
- Identificar com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade e a data do congelamento;
- Congelar o alimento após o acondicionamento;
- Congelar em porções que sejam utilizadas de uma só vez;
- Conservar os alimentos congelados a uma temperatura de -18ºC, ou menos;
- Observar constantemente o prazo de validade dos alimentos;
- Manter uma lista dos alimentos estocados, evitando, assim, que o freezer seja aberto desnecessariamente;
- Descongelar os alimentos com cuidado, lembrando que sobras de comidas desgeladas não podem voltar ao congelador, pois podem estragar.

Para descongelar corretamente os alimentos:
- Retire-os do freezer com 24 horas de antecedência e coloque-os no refrigerador;
- Não descongele os alimentos diretamente em água corrente, para não prejudicar a sua qualidade. Quando necessário o descongelamento rápido, não retirar o alimento de sua embalagem e colocar sob água corrente;
- Pratos prontos e vegetais podem ser descongelados diretamente no fogo ou no forno;
- Alimentos congelados branqueados (como as hortaliças) podem ser refogados ou cozidos de imediato;
- As carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas devem ser descongelados na geladeira,
- Os molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.

Alimentos que não devem ser congelados:
Vegetais crus, uma vez que é necessário que estes passem pelo processo de branqueamento antes do congelamento, ovo cozido, gema crua, clara cozida ou em neve, ave recheada, maionese, pudins ou cremes que tenham leite e ovos como ingredientes principais, pois eles se separam durante o descongelamento, gelatina pura e preparações à base de amido de milho.

Alimentos X Tempo de congelamento

Alimentos              Tempo                   
Vegetais 10 a 12 meses
Frutas 6 meses
Carne bovina 12 meses
Frango 9 meses
Peixe 3 a 6 meses
Leite 4 meses
Queijos amarelos 8 meses
Manteiga ou margarina 6 meses
Tortas 6 meses
Bolo simples 8 meses






Este conteúdo ajudou você?
Sim Não