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20 dicas para você emagrecer sem correr o risco de anemia

Perca peso sem expor sua saúde aos perigos das dietas muito restritivas

1. Verifique, antes de tudo, se você já não possui uma anemia. Consulte um médico de sua confiança, ou, se necessário, um hematologista. Caso você possua anemia, o que é bastante comum nas mulheres jovens, sua causa deverá ser determinada e tratada.

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2. Uma dieta correta ajudará a evitar especificamente as anemias por deficiência nutricional. Saiba que existem anemias cuja causa não está ligada à alimentação.

3. Se você já realizou cirurgia para redução do estômago, retirada de partes do intestino ou se tem alguma doença que dificulte a absorção intestinal, você pode ter maior risco de desenvolver deficiência de vitaminas e sais minerais. Faça uma dieta com acompanhamento médico.

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4. Se você amamenta ou se está grávida, suas necessidades de ferro são muito maiores. Talvez possa ser necessário utilizar comprimidos à base de ferro para reforçar a alimentação. Converse com seu ginecologista.

5. Se você é adolescente, cuidado! Você está em fase de crescimento, e por isso sua necessidade alimentar de ferro é maior. Uma dieta muito rigorosa em nome da estética pode torná-la anêmica e doente. Procure fazer uma dieta equilibrada e com acompanhamento médico.

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6. Atletas, principalmente aqueles que participam de provas de intensa resistência, também tem maiores necessidades nutricionais de ferro. Merecem uma dieta balanceada e adaptada à sua atividade esportiva.

7. Refrigerantes (dietéticos ou não) possuem quantidades desprezíveis de ferro. Não conte com este tipo de bebida para manter seus estoques de ferro adequados.

8. Cerveja e bebidas destiladas são muito pobres em ferro. Além disso, por serem calóricos, devem ser evitados por quem quer perder peso.

9. Vinho tinto dificulta a absorção de ferro. Vinho branco ajuda.

10. Atenção: nem todo alimento saudável é rico em ferro. Arroz (integral ou não), uva, repolho, abacate, maçã, pêra, laranja, morango, leite (integral ou desnatado), queijo e manteiga obviamente devem ser consumidos numa dieta equilibrada. Entretanto, eles não ajudam na prevenção de anemia, pois são pobres em ferro.

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11. Pizza, salgadinhos e pipoca também devem ser evitados. Além de calóricos não são fonte rica em ferro.

12. Pães e farinhas, mesmo aqueles "fortificados" com ferro, não são fonte adequada do mineral. O ferro contido nestes alimentos é muito pouco absorvido.

13. Alguns vegetais são ricos em ferro: lentilhas, espinafre, feijão e couve. Entretanto, o ferro contido nestes alimentos é dificilmente absorvido no intestino. Para que sejam bem aproveitados, ingira-os com outros alimentos, preferencialmente com as carnes e outros vegetais.

14. Opte por vegetais cujo ferro é bem absorvido: goiaba, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, tomate, aspargos e ervilhas frescas. Estes alimentos auxiliam na absorção do ferro contido nos vegetais do item 13.

15. Café e chá dificultam a absorção de ferro. Ingira-os longe das refeições.

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16. Alimentos cítricos, tais como laranja e limão, são pobres em ferro, porém são ricos em vitamina C. Esta vitamina ajuda na absorção do ferro dos outros vegetais.

17. Carne vermelha, carne de frango e de peixe, camarão e ostras são ótimas fontes de ferro e com ótima absorção. São a melhor opção. Lembre-se de retirar a pele do frango e a gordura da carne vermelha, pois são ricas em colesterol ruim. A gordura presente na carne dos peixes de água fria (salmão, sardinha, atum) é rica em ácidos graxos ômega-3, que são muito benéficos ao organismo.

18. Embora fígado seja extremamente rico em ferro, ele possui quantidades razoáveis de colesterol. Consuma-o com moderação.

19. Se você faz uso de anti-ácidos (hidróxido de magnésio), procure tomá-los longe das refeições (2h antes ou 4h após a dieta). Esta classe de medicamento diminui a absorção do ferro dos alimentos. O mesmo deve ser feito com os suplementos à base de cálcio, que também atrapalham a absorção de ferro.

20. Como regra geral, lembre-se: uma refeição variada, colorida e sem extremismos é o melhor caminho para se respeitar o próprio corpo. Um organismo alimentado com equilíbrio saberá recompensá-la com uma boa saúde.

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