Aposte em ingredientes light para saborear fondue sem ameaças à dieta

Receitas de chocolate, carne e queijo para espantar o frio e não engordar

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 10/07/2008

Passar o inverno sem experimentar uma fondue é tarefa árdua. A receita cremosa e quentinha dá muito mais sabor aos dias frios. Mas é preciso ter cuidado com as calorias: chocolate, carne e queijo têm de tudo para ameaçar seu esforço contra os quilos extras.

Por isso, fomos atrás das dicas de que sabe como contornar o problema. A seguir, a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani, ensina como aproveitar o que há de melhor em cada uma das receitas sem precisar entrar em crise quando a temperatura esquentar e as roupas diminuírem. Aproveite!

Fondue de Chocolate
Todos sabem que os chocolates, apesar de deliciosos, são ricos em gorduras saturadas e calorias. Por isso, é preciso ser criterioso na hora de escolher o tipo de chocolate a ser utilizado no fondue , indica a nutricionista. Procure por um chocolate com maior concentração de cacau (versão amargo ou meio amargo), mais rico em flavonóides (substâncias que impedem o depósito de placas gordurosas nas artérias). Para acompanhar o fondue de chocolate, deixe os bolos, caramelos e marshmallows de lado e aposte nas frutas, como o morango, a banana, a uva, o abacaxi, o kiwi e a maçã. Além de serem menos calóricas e riquíssimas em vitaminas e minerais, essas frutas dão um sabor diferente a esse delicioso prato.

Fondue de chocolate

Ingredientes
- 1 tablete de chocolate meio amargo picado (170g)
- 1 lata de creme de leite light
- 3 colheres (sopa) de suco de laranja natural

Modo de preparo

Coloque em uma panela de fondue o chocolate e o creme de leite e leve ao fogo. Mexa delicadamente até que o chocolate derreta. Acrescente aos poucos o suco. Misture tudo muito bem e sirva em seguida.

Fondue de Carne
O fondue de carne é frito diretamente no óleo, e por isso, torna-se difícil deixá-lo mais magro. No entanto, o cuidado na seleção dos ingredientes pode torná-lo um prato mais saudável. Na hora de escolher a carne, opte pelos cortes mais magros, como o filé mignon , afirma Karina. Evite também os molhos compostos por maionese, queijos ou creme de leite, que são bastante gordurosos. Dê preferência aos molhos de shoyo, mel e laranja, limão e alho, de frutas com iogurte ou até mesmo de espinafre.

Confira as receitas:

Molho de Alho com Limão
4 dentes de alho picados
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de suco limão
1 pitada de pimenta-do-reino 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
No liquidificador, junte o alho, o sal, o suco de limão e a pimenta e bata, acrescente o azeite de oliva em fio, até ficar cremoso

Molho de Mel e Laranja
1 colher (sopa) rasa de maizena
1/2 xícara (chá) de suco de laranja natural
2 colheres (sopa) de mel
1/4 de xícara (chá) de mostarda
1/4 de colher (chá) de gengibre em pó
Misture a maizena e o suco de laranja. Acrescente os ingredientes restantes e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até ficar espesso.

Molho de Shoyu

1/2 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
1/4 de colher (chá) de gengibre em pó
Junte todos os ingredientes e misture bem.

Molho de Espinafre
1 xícara (chá) de espinafre aferventado, espremido e picado
3 colheres (sopa) de salsa picada
2 copos de iogurte
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de raspas de limão
Sal e pimenta à gosto
Bata todos os ingredientes do liquidificador

Molho Ravigote
3 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) vinagre
1 colher (sopa) de alcaparras picadas
3 colheres (sopa) de cebola ralada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
Sal à gosto
No liquidificador adicione a cebola, cebolinha, alcaparras e o vinagre, bata e vá acrescentando o azeite até adquirir consistência cremosa.



Molho Curry
1 copo de iogurte desnatado
1 maçã ralada
1 colher (sopa) de curry
Sal e páprica doce à gosto
Adicione os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Fondue de Queijo
O fondue de queijo geralmente leva queijos como o emmental, gouda, gruyère, provolone, mussarela e queijo fundido, todos ricos em gorduras. O tradicional pão italiano completa o prato. Uma idéia para usufruir do fondue de queijo sem engordar é consumir variações mais magras, como requeijão light, cream cheese light, queijo prato light, queijo cottage , propõe a nutricionista do MinhaVida. Troque também o pão italiano por pedaços de cenoura ou pão integral, que têm menos calorias e contribuem com fibras, vitaminas e outros minerais que ajudam no bom funcionamento do organismo.

Fondue de queijo light
1 dente de alho -
150g de requeijão light
100g de queijo Cottage
150g de queijo prato light ralado
100 ml de leite desnatado
1 colher (sobremesa) de amido de milho
1 pitada de noz-moscada

Modo de preparo
Esfregue um dente de alho na panela de fondue e, em seguida, acrescente o requeijão e a metade do leite com o amido de milho dissolvido. Bata bem o queijo Cottage com o restante do leite e acrescente aos poucos na panela. Junte a noz-moscada e o queijo prato, mexendo até incorporar à massa. Sirva em seguida. Além de ajudar na balança, esses novos sabores darão uma nova cara ao seu fondue, surpreendendo os convidados.











PUBLICIDADE