Benefícios da soja

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 22/11/2005

Quando se fala em um típico prato brasileiro, uma das primeiras opções que vem à nossa mente é o arroz feijão, não é? É claro que os nutrientes deste prato são incontestáveis, mas ninguém gosta de comer todo dia a mesma coisa. E uma ótima sugestão para variar o cardápio com muitos benefícios é a soja.

Para isso existem várias sugestões de preparos, como temperá-la com ervas, substituir a carne pela soja em um preparo de strognoff ou da carne moída em um refogado. Além de ficar com um gosto agradável, os benefícios de consumir a soja são inúmeros. E unir sabor a melhorias na qualidade de vida já são boas justificativas para incorporar os pratos de soja à dieta diária.A nutricionista Ana Cláudia Montezino ressalta outras qualidades do alimento. "A soja ajuda no combate aos sintomas da menopausa, pode ajudar na inibição de doenças cardiovasculares, previne contra

alguns tipos de câncer, auxilia na redução das taxas de colesterol e triglicérides, entre outros benefícios".

A nutricionista afirma ainda que a soja é a leguminosa que mais possui isoflavonas, o que é essencial para o período do climatério da mulher, auxiliando a manutenção óssea através da preservação de cálcio. Além disso, ela é considerada proteína de alto valor biológico, similar ao existente nas carnes.

Uma outra opção de consumo são as bebidas à base de soja, que já são facilmente encontradas no mercado e que também trazem diversos benefícios ao consumidor. "O consumo de 4 copos diários de bebidas à base de soja, sem sabor artificial (por exemplo uva e pêssego) colabora contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares", destaca a nutricionista.

Ana Cláudia ressalta que depois que se aprende a preparar pratos com soja é mais fácil criar o hábito de consumi-la. " O fornecimento de boas receitas ajuda muito. O preparo inadequado torna o sabor desagradável e assim as pessoas evitam seu consumo". E para ajudar na hora de escolher uma maneira de preparo, aí vai uma boa receita com soja.

Salada de soja com abacate
2 xícaras de chá de soja cozida e sem película
1 abacate picado em cubos
1 pimentão vermelho picado
½ cebola picada
1 pé de alface picado

Retire a película da soja como se faz com o grão de bico.Pique o abacate e misture todos os ingredientes, temperando com azeite extra virgem, sal, limão e sementes de gergelim. Se quiser adicione azeitonas, castanhas ou iogurte.









Este conteúdo ajudou você?
Sim Não