Acrescente cereais integrais às suas refeições

Eles só fazem bem à saúde

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 16/04/2009

Muitas pessoas pensam que ao comer um alimento "refinado" esta ingerindo algo livre de impurezas. Isso é verdade, porém não se aplica aos grãos, pois entre as impurezas removidas pelo refinamento estão diversos nutrientes .

Atualmente, a maior parte do trigo é processado e refinado. Em cada estágio de moagem, algo é perdido. A remoção do germe de trigo elimina as vitaminas e as gorduras insaturadas. A retirada da camada externa de farelo remove fibras, magnésio e mais vitaminas. Quando os grãos de trigo integral transformam-se em farinha branca, o produto final é uma pálida sombra do original, literal e nutricionalmente.

Se os cereais integrais são tão saudáveis, porque paramos de comê-los e adotamos os cereais altamente refinados? No início, a farinha branca era uma novidade para as classes altas. O pão e os produtos da padaria preparados com farinha branca eram mais claros e leves do que os feitos com farinha de grãos integrais. Logo, comprar farinha branca tornou-se um símbolo de ascensão social. Outra causa da mudança foi a realidade do armazenamento depois de refinada, a farinha branca, que praticamente não possui mais os óleos saudáveis encontrados na farinha de trigo integral, dura mais. As farinhas de grãos integrais devem ser consumidas mais rapidamente e/ou congeladas.

Estudos realizados no mundo todo comprovam que a ingestão de alimentos feitos com cereais integrais é muito melhor para a manutenção de uma boa saúde e oferece proteção contra uma série de doenças crônicas como o diabetes, as doenças cardíacas, o câncer, além de melhorar muito a saúde do trato gastrointestinal.

Assim, coloque em prática no seu dia a dia as seguintes dicas:

Coma cereal integrais no café da manhã: inicie o seu dia com uma tigela de cereais integrais. Se preferir quente, experimente o mingau de aveia tradicional.

Descubra os pães integrais: hoje em dia a maior parte dos pães, já existe na "versão" integral.

Esqueça a batata frita e o arroz branco: prepare arroz integral. Se quiser se adaptar, coma uma parte de arroz integral misturado a outra parte do arroz branco.

As massas feitas de trigo integral podem ser uma alternativa deliciosa, existe até massa de pizza integral!!

Use a farinha de trigo integral no preparo dos seus pratos. Comece com uma mistura feita de uma parte de trigo integral e três partes de farinha branca. Se gostar do resultado, tente aumentar a quantidade de farinha integral em relação a farinha branca.

Rosana Farah é nutricionista com doutorado em Ciências Endocrinológicas pela Universidade Federal de São Paulo / UNIFESP e especialista em nutrição clínica e gastronomia

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