publicidade

Anemia na gestação pode antecipar o parto

Falta de ferro afeta a placenta, órgão que protege e nutre o bebê

Por Minha Vida - publicado em 06/05/2009


Anemia e gestantes são uma combinação perigosa. Desnutrição e dificuldade de acesso aos serviços de assistência pré-natal são os principais responsáveis por esse quadro. Segundo o hematologista Sandro Melim, da DASA (Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica), baixos níveis de ácido fólico colocam a gestante em risco de desenvolver anemia.

"Há o aumento na necessidade de ácido fólico e ferro pelo organismo, devido à produção dos tecidos e órgãos do feto. O baixo nível do ácido pode resultar em problemas irreversíveis para o feto, como defeitos na formação do tubo renal.", explica o hematologista. Já a ausência do ferro aumenta o risco de anemia ferropriva, que pode afetar o desenvolvimento da placenta, gerando problemas durante a gestação e na hora do parto.

Os sintomas da anemia durante a gravidez são idênticos aos apresentados por não grávidas: fraqueza, fadiga e sensação de falta de ar. No entanto, esses sintomas podem ser apresentados nas gestantes sem que estejam ligados à anemia. "O acompanhamento médico é imprescindível, pois muitos desconfortos podem ser confundidos com a doença. Tais sintomas podem ser causados pelo aumento de peso, aumento do volume uterino, instabilidade emocional, entre outras alterações", frisa Sandro Melim.

Para que o diagnóstico seja possível, é importante que seja feita uma avaliação da história clínica da gestante, um exame físico completo e exames laboratoriais para avaliar a quantidade de ferro e ácido fólico presentes no organismo. Em casos mais severos, há a opção de exames de imagem e também procedimentos invasivos, como a amniocentese, que avalia a anemia diretamente no feto.

A prevenção da anemia na gestação pode ser feita com suplementação de ferro e ácido fólico, além de orientação nutricional. "É importante lembrar que gestantes vegetarianas devem receber suplementação de outras vitaminas, como as do 'complexo B', que estão presentes principalmente em alimentos de origem animal." conclui o hematologista.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X