Dieta da mãe interfere no sexo do bebê

Uma alimentação rica em açúcar facilita o nascimento de meninos

Por Minha Vida - publicado em 14/07/2009


Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, em conjunto com a Universidade de Exeter, no Reino Unido, há uma relação estreita entre a dieta da mãe e o sexo do bebê.

Durante o estudo, foram observadas mais de 700 gestantes durante todo o período da gravidez. Metade delas ingeriu alto teor de açúcar e de calorias durante a gestação, enquanto a outra metade seguiu uma dieta com menor teor calórico e com menos açúcar. Ao final da pesquisa, constatou-se que 56% das mães que ingeriram maior quantidade de açúcar tiveram meninos e 45% daquelas que seguiram uma dieta restrita deram à luz meninas.

Embora o sexo da criança seja geneticamente determinado pelo pai, a pesquisa confirma a hipótese de que altos níveis de glicose no sangue encorajam o desenvolvimento e crescimento de embriões masculinos e inibem os femininos.

O próximo passo da pesquisa é entender como esse mecanismo funciona em países subdesenvolvidos, em que a dieta é sempre mais restrita. Para os pesquisadores, os resultados obtidos podem ser o caminho para explicar a redução do nascimento de meninos em países subdesenvolvidos nos últimos anos.

A nutricionista do MinhaVida, Ellen Simone Paiva, explica que a ingestão de açúcar é essencial para o desenvolvimento de bebês saudáveis, mas vale ressaltar que alterações significativas nas taxas de açúcar no sangue podem ocasionar diabetes gestacional. "Este tipo de diabetes pode atingir até 7% das grávidas, mas não impede uma gestação tranquila, quando é diagnosticado precocemente e recebe acompanhamento médico, durante a gestação e após o nascimento do bebê. Mas caso não seja tratada, pode afetar mãe e feto", diz.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui