publicidade

Ajuste o churrasco de fim de semana à dieta

Dá até para tomar cerveja, se for na quantidade certa

Por Minha Vida - publicado em 24/07/2009


Chega sábado, domingo e bate aquela vontade danada de comer um churrasco com carnes variadas, petiscos diversos, a maionese da vovó e tomar uma cervejinha - e como faz parte do ritual ficar horas e horas churrascando. Mas, diante dessa situação tentadora, e a dieta? Como fica?

O problema é que o menu normalmente vem acompanhado de muita gordura, carboidratos e, portanto, valores calóricos altos. Isso não quer dizer que você precisa ser radical e, para não colocar a balança em risco, ficar passando vontade. Se for com moderação, dá para incluir o churrasco de final de semana no cardápio numa boa. A nutricionista Patrícia Bertolucci dá dicas de como fazer isso do jeito certo. Confira:

Prato magro - A maioria dos cortes magros de carne, como maminha e alcatra, são mais indicadas. O agravante é que como são magras , a carne pode ficar seca depois de assada. Para consumir carnes mais gordas, como a picanha, retire a capa de gordura. Evite a costela suína e bovina, que são bastante gordurosas.

- As linguiças devem ser evitadas, pois, além da gordura, são ricas em conservantes e sódio, que provoca retenção de liquido e o aumento de peso. Se não conseguir resistir, não consuma mais do que meia unidade.

- Entre os peixes, o salmão é uma opção leve e saudável, rico no óleo ômega 3, um aliado para proteger o coração. As melhores opções de frango são coxa ou sobrecoxa, porém, sem a pele, que acumula muitas calorias.

Para acompanhar
- Os acompanhamentos devem ser leves: salada de folhas, como rúcula e agrião, vinagrete, palmito, além de frutas como caju e abacaxi estão liberadas.

- As guarnições ricas em carboidratos e gorduras devem ser consumidas com moderação, como pães, maionese e farofa. 

- As bebidas alcoólicas também devem ser consumidas com moderação pois levam grande quantidade de calorias. Para mulheres, o liberado são duas latas de cerveja (240 ml tem 101 kcal) ou uma caipirinha de frutas (Meio copo tem 274 Kcal). Para os homens, são permitidos quatro latas de cerveja ou quatro copos de chopp (Uma tulipa de 150 ml tem 90 kcal ou duas caipirinhas. "As bebidas alcoólicas, além de serem calóricas e facilitarem o acúmulo de gordura, quando consumidas em excesso, são prejudiciais a saúde" , alerta Patrícia Bertolucci.

A maneira certa de servir -
O ideal seria montar um prato equilibrado - com carne, vegetais, uma fonte de carboidrato -e se servir uma única vez. Mas como isso é difícil em churrascos que se prolongam pelo dia todo, tente intercalar o consumo de carne com outros itens (salada, pão e arroz, por exemplo). Faça o mesmo intercalando o consumo de bebidas alcoólicas com bebidas não alcoólicas, mas evite os refrigerantes. Coma somente até se sentir satisfeito para não exagerar no consumo e ser alvo da gula.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X