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Café da manhã rico em proteínas ajuda a emagrecer e previne o diabetes

Em 17/1/2017
Redação
Escrito por Redação
Redação Minha Vida

Os pesquisadores da Universidade de Missouri (EUA) compararam os benefícios de ingerir um café da manhã com uma quantidade considerada normal de proteínas (cerca de 13 gramas), e um rico em proteínas (35 gramas) em adolescentes e jovens com sobrepeso e que normalmente não tomavam café da manhã. Os resultados mostraram que ter a primeira refeição do dia rica em proteínas promoveu o emagrecimento, através da maior sensação de saciedade e consequente ingestão de menos calorias, além de ter estabilizado os níveis glicêmicos dos que seguiram esta dieta.

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Segundo os pesquisadores, aproximadamente 60% dos jovens e adolescentes não tomam o café da manhã cerca de quatro vezes por semana, mesmo com as recomendações dos especialistas sobre não pular esta refeição para prevenir a obesidade. Esse dado é preocupante, uma vez que é nesta fase que se formam boa parte dos hábitos que perduraram durante a idade adulta.

O grupo de adolescentes que ingeriram o café da manhã rico em proteínas reduziram cerca de 400 calorias de sua dieta diária, o que promoveu a perda de gordura corporal.

Além disso, já é sabido que níveis de glicose muito flutuantes ao longo do dia - comum em pessoas que não se alimentam corretamente - aumentam as chances de se desenvolver diabetes tipo 2 na juventude, o que também pode ser prevenido com um café da manhã rico em proteínas.

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Mas não adianta comer qualquer tipo proteína, elas precisam ser benéficas para o organismo e combinadas com outros nutrientes para fazer efeito. Por exemplo, entre as proteínas, os pesquisadores citam leites, ovos, carnes magras e iogurte. Elas também devem ser associadas com outros grupos alimentares, como os carboidratos, que você pode encontrar nos pães integrais, por exemplo.

Como foi feito o estudo?

O time de pesquisadores dividiram os adolescentes com sobrepeso e que normalmente não tomavam café da manhã em três grupos. O primeiro comeria a refeição rica em proteínas, o segundo tomaria um café da manhã normal e o terceiro continuaria com os mesmos hábitos, ou seja, não ingerindo o café da manhã.

O café da manhã do grupo que ingeria uma quantidade normal de proteínas era composto de leite e cereais. No grupo com dieta rica em proteínas eles precisavam incluir ovos, leite e carnes magras que contivessem cerca de 35 gramas de proteína. Eles reportaram os sentimentos de fome durante o dia e tinham os seus níveis de glicose medido a cada minuto através de um dispositivo.

Resultados

O grupo de adolescentes que ingeriram o café da manhã rico em proteínas reduziram cerca de 400 calorias de sua dieta diária, o que promoveu a perda de gordura corporal. Já os outros dois grupos - que ingeriram uma dieta mais pobre nos nutrientes ou continuaram a pular a refeição - acabaram desenvolvendo mais gordura corpórea. Com isso, eles acreditam que quando as pessoas têm uma dieta mais rica em proteínas no café da manhã, elas voluntariamente comem menos durante o resto do dia, além de manterem os seus níveis de glicose mais estáveis, prevenindo doenças como o diabetes tipo 2.

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