Vitamina B12 é essencial para formação das hemácias e do sistema nervoso central

O nutriente também é importante para a formação do DNA, previne anemia e pode ser bom para os músculos

O fígado é rico em vitamina b12 - Foto: Getty Images
O fígado é rico em vitamina b12

A vitamina B12 é hidrossolúvel e ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis. Ela também reduz o risco de danos no DNA e previne pode ser boa para os músculos.

Este nutriente ainda previne a anemia perniciosa, também conhecida como anemia megaloblástica. A vitamina B12 pode ser especialmente benéfica para idosos, pois estudos apontam que ela previne o encolhimento do cérebro.

Benefícios comprovados da vitamina B12

Importante para formação das células vermelhas do sangue: A vitamina B12 é essencial para a formação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue, as hemácias. Quando este nutriente está ausente, as hemácias aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma.

Essencial para o sistema nervoso central: A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem essa vitamina, a mielina que recobre os nervos, como uma capa de proteção, sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro.

Importante para o DNA: Uma pesquisa realizada pelo Linus Pauling Institute of Oregon State University dos Estados Unidos descobriu que a ingestão de vitamina B12 reduziu o risco de quebras nos cromossomos levando a danos no DNA. Sofrer danos no DNA é um dos fatores de risco para o câncer.

Previne a anemia megaloblástica: A anemia megaloblástica é caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas. Como a vitamina B12 ajuda na formação, integridade e maturação das hemácias, ela também pode prevenir a anemia megaloblástica.

Benefícios da vitamina B12 em estudo

Boa para idosos: A vitamina B12 é benéfica para os idosos por dois motivos. Um deles é porque ela é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Além disso, um estudo realizado pelo Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford, Inglaterra, comprovou que os idosos que receberam suplementação vitaminas B12, B6 e ácido fólico tiveram um menor encolhimento do cérebro ao longo dos dois anos do estudo.


O atum é rico em vitamina B12 - Foto: Getty Images
O atum é rico em vitamina B12

Boa para os músculos: Algumas pesquisas apontam que a vitamina B12 ajuda na regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia porque interfere na síntese de creatina, proteína essencial para manter o nível adequado de massa muscular.


Previne depressão: Uma pesquisa publicada no The American Journal of Psychiatry concluiu que boas quantidade de vitamina B12 diminuem o risco da pessoa desenvolver depressão.


Deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 pode causar uma série de problemas. A ausência da substância leva a lesões irreversíveis no sistema nervoso, devido à morte dos neurônios. Isso irá provocar neuropatias que tem como sintomas mais comuns o formigamento nas pernas, queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária.

O leite possui boas quantidades de vitamina B12 - Foto: Getty Images
O leite possui boas quantidades de vitamina B12

A ausência de vitamina B12 também aumenta o risco da pessoas desenvolver depressão. A anemia megaloblástica também pode ocorrer devido à falta desta vitamina. Alguns outros sintomas da ausência da vitamina B12 no organismo são:

  • Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço
  • Falta de concentração
  • Falhas na memória
  • Paranoia e alucinações
  • Pele amarelada (icterícia)
  • Língua inchada e inflamada

Interações

O álcool e o tabaco podem interferir na absorção de vitamina B12. Evite consumir alimentos ricos em fibras junto com fontes de vitamina B12. Isto porque as fibras também podem atrapalhar a absorção da vitamina. Alguns medicamentos interagem com a vitamina B12, são eles: neomicina, colchicina, ácido aminossalicílico e metformina.

Combinações da vitamina B12

Vitamina B12 + ácido fólico = Esta combinação é importante para manter em bom estado os níveis de homocisteína do corpo.

Fontes de vitamina B12

A vitamina B12 está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

AlimentoQuantidade de vitamina B12
Fígado cozido - 100 gramas 70 mcg
Atum cozido - 100 gramas 10 mcg
Truta cozida - 100 gramas 7.49 mcg
Salmão cozido - 100 gramas 3.26 mcg
Leite - um copo - 244 g 0.88 mcg
Ovo - uma unidade 0.44 mcg

Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

O uso do suplemento de vitamina B12

O suplemento de vitamina B12 é orientado quando há carência deste nutriente e isto é detectado por meio de um exame de sangue. Apenas os nutrólogos e nutricionistas podem recomendar a suplementação da vitamina B12. Como as principais fontes de vitamina B12 vem dos alimentos de origem animal, os vegetarianos, especialmente os veganos, têm mais chances de desenvolver carência do nutriente.

Por isso, é importante que eles realizem exame e conversem com seu médico ou nutricionista sobre a necessidade da suplementação com a vitamina B12. Alguns cereais e produtos de soja podem conter boas quantidades de vitamina B12.

Por isso, é importante que eles realizem exame e conversem com seu médico ou nutricionista sobre a necessidade da suplementação com a vitamina B12. Alguns cereais e produtos de soja podem conter boas quantidades de vitamina B12.

Pacientes que se submeteram a uma cirurgia bariátrica tem mais chances de desenvolver deficiência de vitamina B12 porque a absorção dela se dá no intestino delgado depois de ter sido ativada no estômago. Por isso, é comum os pacientes serem suplementados com a vitamina B12 após a bariátrica e o acompanhamento continuar conforme a dieta evolui.

Riscos do consumo em excesso de vitamina B12

O excesso de vitamina B12 geralmente ocorre por meio da suplementação, mas também pode acontecer devido ao excesso na alimentação. Grandes quantidades desta vitamina podem provocar pequenas alterações no baço e alteração e aumento dos linfócitos. Os problemas em decorrência dos excessos geralmente ocorrem quando a pessoa ingere suplementos sem orientação do nutricionista ou médico.

Receitas ricas em vitamina B12

Confira saborosas receitas ricas em vitamina B12:
Salmão com óleo de cártamo
Escabeche de atum
Iogurte natural cremoso

Fontes consultadas:

Nutricionista Liliam Teixeira Francisco, sócia da Cliínica ENDOdiagnostic
Nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não