Rótulos dos alimentos: aprenda a interpretar as informações nutricionais

SÉRIE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 30/05/2012

Rótulos dos alimentos: aprenda a interpretar as informações nutricionais

É preciso ficar atento à composição e aos nutrientes descritos nas embalagens dos alimentos

Rótulos dos alimentos
A nutricionista funcional Lucilene Andrade ensina como ler a embalagem dos produtos. O objetivo é evitar consumir ingredientes que possam fazer mal à nossa saúde.

As calorias são a quantidade de energia que um alimento fornece para o organismo. Têm calorias do bem, que enriquecem o organismo, e outras que não tem nada a acrescentar. Além de observar a quantidade de calorias é importante verificar quais ingredientes o produto contém.

Os carbonatos prejudicam as pessoas que têm problemas de prisão de ventre, podendo levar a complicações no intestino.

Todos os produtos contêm glúten. Mas o organismo não necessita de glúten. O excesso desse nutriente no intestino também pode levar a complicações.

Já o carboidrato é um dos macronutrientes existentes. Eles fornecem substância para o sistema nervoso central. Carboidrato de boa qualidade ajuda a perder peso, que são os integrais. Outros podem contribuir para o aumento de peso. É importante ficar atento a isso.

A proteína de origem animal são as carnes e de origem vegetal são as oleaginosas, como o feijão. O nosso organismo precisa todos os dias de proteína, mas é melhor que seja 70 % vegetal.