Chocolate: benefícios para a saúde e a dieta

SÉRIE CHOCOLATE

POR ADRIANE ZIMERER - ATUALIZADO EM 28/06/2012

Conheça o chocolate terapeutico que ajuda a emagrecer

14 de 19

É difícil achar quem não gosta de chocolate. O problema é que muitas vezes ele é apontado como o vilão da dieta. Mas será que é mesmo?

Olhando para essa delícia toda, não há como pensar em resistir. O cheiro, a textura, os formatos e os tipos de chocolate são um convite à degustação.

"O chocolate é altamente antioxidante, por conta das propriedades do cacau. Ele tem polifenóis, que ajudam a desobstruir a gordura que fica acumulada nas veias, protegendo o organismo contra doenças cardiovasculares e reduzindo o colesterol ruim", explica a nutricionista Paula Castilho. O consumo, no entanto, deve ser moderado, dando-se preferência ao chocolate meio amargo, com 70% de cacau, em quantidades pequenas, em média 30g por dia.

Os ingredientes básicos do chocolate são o cacau, o leite e o açúcar. Este último é quem deixa o doce super calórico. Quem não quer engordar deve optar pela versão light do produto. Já quem tem intolerância a alguma substância, deve consumir os chocolates diets.

O chocolate também tem o benefício de amenizar momentos de ansiedade e de estresse. O triptofano, substância presente nele, ajuda o corpo a produzir mais serotonina, que é o que dá a sensação de prazer para o organismo. "Por isso que tem os chocólatras, porque eles encontram no chocolate a sensação de saciedade, de prazer mesmo", explica a nutricionista.

E chocolate que emagrece? Você já ouviu falar? O chocolate terapêutico é feito em farmácias de manipulação, contendo fitoterápicos, que são substâncias naturais que ajudam pacientes em determinados tipos de tratamentos. A novidade tem 70% de cacau, é adoçado com sucralose, um adoçante saudável, e tem apenas 12 calorias. Mas para o tratamento funcionar, seu consumo deve ser diário. Como se isso fosse um sacrifício, né? 

Todos os vídeos da série

Você ainda quer pesar 52kg?

Descubra como e em quanto tempo
você pode atingir seu peso dos sonhos.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não