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Descubra oito formas relaxantes de combater o frio no inverno

Mande o mal estar embora com massagens e até um aquecedor improvisado

POR LETÍCIA GONÇALVES - atualizado em 26/06/2013


Se o inverno é motivo de mau humor e preguiça para você, junte esforços para combater o principal responsável por isso: o frio. Em vez de encarar a estação embaixo do cobertor e comer sem parar, vale experimentar técnicas simples de massagens e ajustes pequenos na rotina para esquentar a cama e o corpo, afastando a tremedeira e contribuindo para você atravessar os dias gelados com mais disposição. 

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Massagem com pedras quentes - Foto: Getty Images

Massagem com pedras ou velas quentes

Experimente técnicas de massagens que relaxam e esquentam o seu corpo ao mesmo tempo. A Candle Massage é feita com uma vela especial, aquecida e amolecida no corpo durante os movimentos. "Os benefícios da parafina são relaxamento, oxigenação, hidratação e melhora da cicatrização", afirma a esteticista Paula Vaz, do Spa Sorocaba. Já a massagem com pedras quentes recupera a energia do corpo com o uso de pedras aquecidas - ideal para os dias mais friozinhos. 

Automassagem no rosto - Foto: Getty Images

Faça você mesmo uma automassagem

A fisioterapeuta dermato-funcional Bárbara Teixeira, do Zahra Spa & Estética, indica uma automassagem que estimula a circulação e deixa o corpo mais aquecido, fácil de ser realizada em casa:

- Esfregue as mãos até aquecê-las e faça massagens circulares na cabeça, passando pela testa, queixo, orelhas até chegar ao pescoço;

- Deslize as mãos do ombro até a palma da mão, dos dois lados, várias vezes;

- Coloque a mão direita sobre a esquerda no abdômen e faça dez movimentos circulares, de baixo para cima;

- Na região lombar, faça movimentos de cima para baixo com as duas mãos;

- Equilibre-se em uma das pernas e gire o pé da perna oposta dez vezes em cada sentido.

- Afaste as pernas. Com as mãos, deslize-as da cintura até os pés pela região glútea e pelas coxas e pernas; suba pela face interna das pernas até a virilha.  

Escalda pés - Foto: Getty Images

Escalda pés

Já parou para reparar se os seus pés estão gelados assim que você vai se deitar? Isso pode causar tensão e dificultar a chegada do sono. Invista no escalda pés sugerido pela psicóloga e aromaterapeuta Sâmia Maluf, da By Samia Aromaterapia para massagear a sola dos pés e descarregar a tensão.

- Dois litros de água morna;

- 15 gotas de Óleo Essencial de Lavanda

Coloque essa mistura em uma bacia e deixe os pés mergulhados por alguns minutos.

Se depois você ainda fizer uma automassagem, terá uma sensação de relaxamento em dobro! 

Homem vestindo roupa de frio - Foto: Getty Images

Escolha os tecidos mais quentes

Em vez de vestir um monte de agasalhos e mal conseguir se movimentar, prefira os tecidos que esquentam melhor. Peças com forro de algodão ou feita inteiras com esse tecido são mais confortáveis e quentes. "O algodão facilita a troca de temperatura com o ambiente, impedindo o desconforto de uma pele muito abafada por não transpirar direito", afirma a dermatologista Aline Santiago. Se você gosta de vestir lã, que também esquenta, mas tem a pele muito sensível, vale a pena colocar uma peça de algodão por baixo, para evitar alergia ou coceiras. 

Aquecedor ecológico - Foto: Getty Images

Faça um aquecedor ecológico

Aquecedores elétricos podem ser muito eficientes, mas deixam a conta de luz lá em cima. Por isso, improvise em casa: pegue uma garrafa de plástico pet vazia e encha de água quente (não precisa ser fervendo para não estragar a garrafa). Tampe, enrole a garrafa em um lençol e deixe na sua cama minutos antes de você ir se deitar. Na hora de dormir, o lençol e a cama já estarão mais quentinhos para você relaxar sem tremer de frio. 

Mulher se alongando antes de tomar banho - Foto: Getty Images

Mexa-se antes de tomar banho

Se você faz exercícios físicos regularmente, já deve ter percebido esta dica: depois de fazer esforço, o corpo fica mais aquecido. "Quando nos movimentamos, há um aumento da circulação do sangue que traz uma sensação de bem-estar e aquecimento", explica a fisioterapeuta Bárbara. Por isso, você pode evitar o frio de tirar a roupa e entrar no chuveiro se antes fizer uma caminhada ou mesmo der alguns pulinhos no mesmo lugar. Esse hábito também é ótimo para não tomar banhos muito quentes, que deixam a pele e os cabelos ressecados. 

Chás - Foto: Getty  Images

Chás

Pouco calórico, o chá é ótimo para esquentar o corpo e ainda aumentar o bem-estar. Prefira as ervas com efeito calmante. "Para dormir melhor à noite, pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, o efeito sedativo é uma delícia", afirma a nutricionista Flávia Cyfer, do Rio de Janeiro. 

Homem fazendo alongamento na cama - Foto: Getty Images

Alongamento ao acordar

Esticar o corpo ao acordar é uma excelente forma de estimular a circulação do sangue em todo o corpo, assim como a automasagem. Com a musculatura aquecida por causa do alongamento, você irá sofrer menos ao abandonar a cama quentinha e terá mais disposição para seguir o dia. Confira uma série de alongamento que você pode fazer sozinho

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