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Descubra oito formas relaxantes de combater o frio no inverno

Mande o mal estar embora com massagens e até um aquecedor improvisado

Se o inverno é motivo de mau humor e preguiça para você, junte esforços para combater o principal responsável por isso: o frio. Em vez de encarar a estação embaixo do cobertor e comer sem parar, vale experimentar técnicas simples de massagens e ajustes pequenos na rotina para esquentar a cama e o corpo, afastando a tremedeira e contribuindo para você atravessar os dias gelados com mais disposição.

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Massagem com pedras ou velas quentes

Massagem com pedras quentes - Foto: Getty Images
Massagem com pedras quentes - Foto: Getty Images

Experimente técnicas de massagens que relaxam e esquentam o seu corpo ao mesmo tempo. A Candle Massage é feita com uma vela especial, aquecida e amolecida no corpo durante os movimentos. "Os benefícios da parafina são relaxamento, oxigenação, hidratação e melhora da cicatrização", afirma a esteticista Paula Vaz, do Spa Sorocaba. Já a massagem com pedras quentes recupera a energia do corpo com o uso de pedras aquecidas - ideal para os dias mais friozinhos.

Faça você mesmo uma automassagem

Automassagem no rosto - Foto: Getty Images
Automassagem no rosto - Foto: Getty Images

A fisioterapeuta dermato-funcional Bárbara Teixeira, do Zahra Spa & Estética, indica uma automassagem que estimula a circulação e deixa o corpo mais aquecido, fácil de ser realizada em casa:

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- Esfregue as mãos até aquecê-las e faça massagens circulares na cabeça, passando pela testa, queixo, orelhas até chegar ao pescoço;

- Deslize as mãos do ombro até a palma da mão, dos dois lados, várias vezes;

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- Coloque a mão direita sobre a esquerda no abdômen e faça dez movimentos circulares, de baixo para cima;

- Na região lombar, faça movimentos de cima para baixo com as duas mãos;

- Equilibre-se em uma das pernas e gire o pé da perna oposta dez vezes em cada sentido.

- Afaste as pernas. Com as mãos, deslize-as da cintura até os pés pela região glútea e pelas coxas e pernas; suba pela face interna das pernas até a virilha.

Escalda pés

Escalda pés - Foto: Getty Images
Escalda pés - Foto: Getty Images

Já parou para reparar se os seus pés estão gelados assim que você vai se deitar? Isso pode causar tensão e dificultar a chegada do sono. Invista no escalda pés sugerido pela psicóloga e aromaterapeuta Sâmia Maluf, da By Samia Aromaterapia para massagear a sola dos pés e descarregar a tensão.

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- Dois litros de água morna;

- 15 gotas de Óleo Essencial de Lavanda

Coloque essa mistura em uma bacia e deixe os pés mergulhados por alguns minutos.

Se depois você ainda fizer uma automassagem, terá uma sensação de relaxamento em dobro!

Escolha os tecidos mais quentes

Homem vestindo roupa de frio - Foto: Getty Images
Homem vestindo roupa de frio - Foto: Getty Images

Em vez de vestir um monte de agasalhos e mal conseguir se movimentar, prefira os tecidos que esquentam melhor. Peças com forro de algodão ou feita inteiras com esse tecido são mais confortáveis e quentes. "O algodão facilita a troca de temperatura com o ambiente, impedindo o desconforto de uma pele muito abafada por não transpirar direito", afirma a dermatologista Aline Santiago. Se você gosta de vestir lã, que também esquenta, mas tem a pele muito sensível, vale a pena colocar uma peça de algodão por baixo, para evitar alergia ou coceiras.

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Faça um aquecedor ecológico

Aquecedor ecológico - Foto: Getty Images
Aquecedor ecológico - Foto: Getty Images

Aquecedores elétricos podem ser muito eficientes, mas deixam a conta de luz lá em cima. Por isso, improvise em casa: pegue uma garrafa de plástico pet vazia e encha de água quente (não precisa ser fervendo para não estragar a garrafa). Tampe, enrole a garrafa em um lençol e deixe na sua cama minutos antes de você ir se deitar. Na hora de dormir, o lençol e a cama já estarão mais quentinhos para você relaxar sem tremer de frio.

Mexa-se antes de tomar banho

Mulher se alongando antes de tomar banho - Foto: Getty Images
Mulher se alongando antes de tomar banho - Foto: Getty Images

Se você faz exercícios físicos regularmente, já deve ter percebido esta dica: depois de fazer esforço, o corpo fica mais aquecido. "Quando nos movimentamos, há um aumento da circulação do sangue que traz uma sensação de bem-estar e aquecimento", explica a fisioterapeuta Bárbara. Por isso, você pode evitar o frio de tirar a roupa e entrar no chuveiro se antes fizer uma caminhada ou mesmo der alguns pulinhos no mesmo lugar. Esse hábito também é ótimo para não tomar banhos muito quentes, que deixam a pele e os cabelos ressecados.

Chás

Chás - Foto: Getty  Images
Chás - Foto: Getty Images

Pouco calórico, o chá é ótimo para esquentar o corpo e ainda aumentar o bem-estar. Prefira as ervas com efeito calmante. "Para dormir melhor à noite, pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, o efeito sedativo é uma delícia", afirma a nutricionista Flávia Cyfer, do Rio de Janeiro.

Alongamento ao acordar

Homem fazendo alongamento na cama - Foto: Getty Images
Homem fazendo alongamento na cama - Foto: Getty Images

Esticar o corpo ao acordar é uma excelente forma de estimular a circulação do sangue em todo o corpo, assim como a automasagem. Com a musculatura aquecida por causa do alongamento, você irá sofrer menos ao abandonar a cama quentinha e terá mais disposição para seguir o dia. Confira uma série de alongamento que você pode fazer sozinho