Expectativas exageradas em relação aos outros pode levar à ansiedade

Quem espera demais das pessoas ao redor deve perceber se essas suas expectativas são realizáveis

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 10/04/2015

Adriana de Araújo
Psicologia - CRP 56802/SP
especialista minha vida

Você espera demais das pessoas ao seu redor? Quem faz isso, costuma esperar das pessoas atitudes desejadas e idealizadas. Existem pessoas que criam expectativas demais em relação aos outros. E isso gera muito sofrimento e pode até mesmo criar ansiedade também. É muito importante sonhar e desejar novas coisas, mas concentrar sua atenção e energia apenas no que está por vir é um grande erro.

PUBLICIDADE

Esperar algo do próximo é normal, mas viver acreditando no que vai ganhar e no que virá de um futuro incerto é realmente perigoso e até mesmo muito frustrante . O grande problema de viver assim é quando as expectativas superam o que pessoa tem e se o que se sonha não se concretiza, o sofrimento se torna inevitável e a realidade passa a ser decepcionante.

Mas como saber exatamente se nossas expectativas em relação às outras pessoas estão exageradas? A matemática é simples: tudo que gera sofrimento pode ser um sinal de alerta. Algumas pessoas põem os outros em primeiro lugar, acima de tudo, com isso se esquecem das próprias necessidades, desejos e vontades. O que acontece é que algumas pessoas esperam que os outros sejam verdadeiros ?salvadores? e sonham que essas pessoas serão capazes de realizar o que na verdade deveriam elas próprias conquistas e desfrutar do que tanto querem.

Todo ser humano nasce com certo grau de ilusão, fantasia e sonho, isso é normal e nos faz bem. As crianças, por exemplo, mergulham num mundo só delas de imaginação e criatividade. É tão rico e gostoso que são capazes de viver nesse sonho de uma vida paralela durante horas. Os adultos que sonham e pensam além da realidade presente estimulam a própria imaginação e a criação de uma vida saudável. Mas sonhar acordado com uma vida perfeita pode ser razão impeditiva de mudanças necessárias no presente para que se possa viver num futuro bom.

Importante ressaltar que toda expectativa perante o outro pode ser percebida de forma consciente. Cuidar do que se pensa e do que deseja é fundamental. Observar os próprios pensamentos é um movimento muito útil que todos podem fazer a qualquer momento e em qualquer idade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Algumas perguntas são importantes para você refletir:

  • Como está pensando sua vida?
  • Quando deseja algo, você se planeja para concretizar ou se satisfaz apenas por sonhar?
  • Quando você faz algo por alguém, o que espera em troca?
  • Como você reage com as pessoas a sua volta?
  • O que você deseja obter dos outros?
  • O que acha que é certo em relação ao que você julga que merece ter dos outros?
  • Suas expectativas estão alinhadas com as outras pessoas?
  • Você deixa claro o que espera?
  • Você tem o que deseja?
  • Você sabe pedir ou espera que os outros adivinhem o que você pensa, deseja e sente?

Um dos pontos de avaliação da nossa capacidade de amadurecimento é ser capaz de expressar com qualidade o que se sente, pensa e deseja. Outro ponto é com relação as expectativas que criamos sobre as pessoas a nossa volta. Amadurecer é ter condição de ser feliz com o que se tem e não apenas com o que estar por vir. Saber lidar com as pessoas como elas são é uma arte, pois esperar mudanças e ações dos outros para ser feliz é um grave equivoco na relação.