Mergulhe os pés para aliviar o estresse

Escalda-pés diminui o inchaço dos membros inferiores e relaxa

Depois de um dia estressante de trabalho, de passar muitas horas em pé ou sentado, de sentir o sapato apertar, tudo o que você precisa é de um bom escalda-pés. O método relaxa, estimula a circulação sanguinea dos membros inferiores, alivia o estresse e o cansaço acumulado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

escalda-pés - foto: Getty Images
escalda-pés

A prática milenar pode ocorrer da forma mais básica de todas, como mergulhar os pés em uma bacia que leva apenas água quente e sal (indicado para reduzir o inchaço), e até fazer uso de receitas mais elaboradas ou de aparelhos industriais com a mesma finalidade.

"A melhor maneira de se tirar proveito do escalda-pés é escolher um local tranquilo para que o relaxamento seja completo. Sugerimos colocar uma música bem calma para ajudar", ensina a terapeuta Shirlei Fideles, do Otris Spa Urbano, de São Paulo. A especialista indica abaixo a sua receita.

Com óleos essenciais

Separe os seguintes itens:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em uma bacia, coloque a água quente e acrescente as bolinhas de gude, que servirão de estímulos para os pontos reflexos, ou seja, pontos do corpo onde há maior acúmulo de energia, por causa das tensões que aparecem no dia a dia. Use 2 gotas de óleo essencial de lavanda, que tem propriedades relaxantes, e 2 gotas de óleo essencial de alecrim, que além de revigorar, irá desodorizar os pés que ficarão com uma agradável sensação de frescor. Coloque os pés na água e, em seguida, acrescente o sal grosso, que ativará a circulação. "Enxugue bem os pés e depois promova uma breve massagem para que o relaxamento seja completo", diz a terapeuta do spa Otris.

Com pétalas e sais de banho

"Adicionar elementos de fricção, como bolinhas de gude, pedras de rio ou até mesmo grãos de feijão cru, promovem uma massagem suave", acrescenta a terapeuta Érica Viviane Burmeister, do Kyron Spa, de São Paulo. Ela indica a sua técnica.

Separe:

Modo de preparo

Colocar os elementos de fricção na bacia. Em seguida, adicionar a água quente, os óleos essenciais, sais de banho e, por último, as pétalas. Verificar se a temperatura da água está adequada, emergir os pés e, se necessário, ir adicionando a água quente para manter a temperatura. Tempo de duração: 20 a 25 minutos

Abuse das ervas

Não tem um óleo essencial para fazer a mistura do escalda-pés? Dê uma olhada no seu armário ou no quintal e procure por ervas medicinais , pois elas são ótimas substitutas. Nesse caso, você vai ter que preparar um chá, no lugar do que seria apenas água quente.

Para fazer, pique maços de ervas ou flores frescas e despeje na água quando ela já estiver fervendo. Desligue o fogo e deixe em infusão por 15 minutos. Em seguida, despeje na bacia. As ervas mais indicadas são camomila, com ação calmante, capim limão, relaxante, calêndula, hidratante e hortelã, refrescante.