Seu trabalho faz mal para você?

O excesso causa fadiga e estresse, sinais que muitas vezes são ignorados

POR ANDRESSA BASILIO - PUBLICADO EM 14/10/2010

O que é mais certo: viver para trabalhar ou trabalhar para viver? Pode parecer clichê, mas a verdade é que está cada vez mais comum pessoas que colocam o trabalho como primeira prioridade na vida - até mesmo antes da família e da própria saúde. "As pessoas que trabalham em excesso passam, depois de um tempo, a comprometer a saúde, a mente e também a vida social. Elas não se sentem mais dispostas a fazer nada, nem atividades de lazer", explica o especialista em medicina comportamental Ricardo Monezi, da Unifesp.

E pior de tudo é que esse esgotamento provoca reações sérias e, muitas vezes, irreversíveis no organismo. Uma pesquisa inglesa, por exemplo, descobriu recentemente que trabalhar constantemente mais de 8 horas por dia pode significar um aumento de 60% nas chances de desenvolvimento de doenças do coração, dor no peito e infarto.

Para saber se você está trabalhando demais, não basta apenas olhar no relógio. É preciso também aprender a ouvir os sinais do corpo e, mais importante, dar atenção a eles. "Fadiga, dor nos membros inferiores, digestão lenta, infecções, queda do rendimento, enxaqueca. Tudo isso acontece porque o corpo interpreta o trabalho em excesso como estresse, liberando mais hormônio cortisol na corrente sanguínea o que prejudica a imunidade do corpo", explica Ricardo Monezi. Mas você não precisa esperar todas as dores aparecerem para começar a botar o pé no freio. Preparamos um teste para te ajudar a perceber se você anda extrapolando. Confira:

1/12

Como você se sente quando está no trabalho?

2/12

Quando chega em casa, normalmente você:

3/12

Com que frequência você sente dores no corpo?

4/12

Como você classificaria sua relação com as pessoas que trabalham com você?

5/12

O que você acha das festas de fim de ano da sua empresa?

6/12

O seu chefe te pediu, em cima da hora, para fazer algo que você não estava programando. Para isso, terá que trabalhar no final de semana. O que você faz?

7/12

Um (a) amigo (a) ou companheiro (a) te chamou para ir ao cinema. Diante dessa situação, normalmente você:

8/12

Como você passa seus finais de semana?

9/12

Como está a qualidade do seu sono?

10/12

Você acordou muito indisposto (a). Todos falam que você deve ir ao médico. O que você faz?

11/12

Você fez uma cirurgia e o médico mandou uma semana de repouso absoluto. Como você administra esse tempo que estará fora do seu trabalho?

12/12

Qual das frases abaixo você mais escuta das pessoas mais próximas de você